GT da EBC presta homenagem a Mário Augusto Jakobskind


19/12/2023


O Grupo de Trabalho da EBC que vai debater a participação social, definir diretrizes e propor medidas para o aprimoramento da comunicação pública no Brasil instalado nesta segunda-feira (18) prestou uma homenagem ao ex-integrante do Conselho Curador da empresa, o jornalista Mário Augusto Jakobskind.

A iniciativa foi dos membros do Conselho Curador cassados no início da gestão do presidente Michel Temer e que agora fazem parte do GT. Mário Augusto, associado da ABI, teve uma participação ativa na vida da entidade como membro do Conselho Deliberativo e da Comissão de Direitos e Liberdade de Expressão.

No jornalismo, integrava o conselho político e editorial do jornal Brasil de Fato, desde 2003, onde também era colunista. Trabalhou no departamento de pesquisa do Jornal do Brasil, em 1969, e em seguida foi colaborador de O Pasquim e redator e editor, no Rio de Janeiro, da revista Versus. Ao longo da carreira, passou pela redação de jornais e agências de notícias, como a France Presse, Folha de S. Paulo e Tribuna da Imprensa. Lutou contra a ditadura militar, e especialmente, pela difusão de conhecimentos sobre a América Latina, em uma perspectiva de união dos povos e pela soberania da região. Trabalhou também na Agência Cubana de Notícias, em Cuba.

Mario Augusto escreveu diversos livros, entre eles A hora do terceiro mundo, publicado em 1982, e América que não está na mídia, de 2005. Em 2009, recebeu o título de Visitante Ilustre de Montevidéu como desagravo contra a sua prisão e expulsão do Uruguai em 1981, quando fora escalado para cobrir a posse do então Presidente eleito Gregorio Alvarez, para a revista Cadernos do Terceiro Mundo. Mario Augusto faleceu em 2018, aos 74 anos.