Imprensa internacional repercute episódio de violência no futebol brasileiro


Por Cláudia Souza*

09/12/2013


 

violência estádio globo esporte.globo.com

Jornais, emissoras de rádio e televisão e veículos online de diversos países noticiaram as cenas de violência que marcaram o jogo entre Atlético Paranaense e Vasco, neste domingo, dia 8. Veículos de comunicação nacionais também estamparam manchetes e fotografias dos conflitos entre torcedores dos dois times, que resultaram em quatro pessoas feridas, três delas em estado grave.

O jornal El País, da Espanha, classificou o episódio como “barbárie”, e o português Record publicou as manchetes “Filme de terror nas bancadas no Atlético-PR e Vasco” e “Imagens arrepiantes no país do Mundial de 2014”. Já o argentino Olé, referiu-se ao caso como “selvageria mundial”.

O L’Equipe, da França, e o site do inglês Daily Mirror também publicaram matéria sobre o confronto entre torcedores brasileiros. Os espanhóis Marca, Sport e Mundo Desportivo consideraram o episódio ” um enfrentamento brutal” e “vergonhoso”.

O francês L’Equipe, afirmou ser “alarmante” a ocorrência de brigas no país que vai  sediar o Mundial. O alemão Bild destacou que a polícia foi obrigada a usar balas de borracha para conter as brigas. O Independent, e o Guardian, da Inglaterra, e o italiano Gazzetta dello Sport chamaram a atenção para o uso de um helicóptero no resgate das vítimas, em função da gravidade do conflito.

O Washington Post, dos Estados Unidos, noticiou o desespero do zagueiro Luiz Alberto, do Atlético-PR, que não conteve as lágrimas ao presenciar o “massacre” de torcedores nas arquibancadas.

Punição

Nesta segunda-feira, dia 9, a presidente Dilma Rousseff condenou a violência durante a partida. Em sua conta pessoal no microblog Twitter, Dilma disse que conversou com o ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, e propôs medidas para inibir ações violentas de torcidas organizadas.

“Para que cenas como a de ontem sejam coibidas, são necessárias a presença da polícia nos estádios, a prisão em flagrante em caso de violência e a criação de uma delegacia do torcedor. Esta violência vai contra tudo o que acreditamos ser o futebol, um esporte de paixão, mas também de tolerância”, diz o texto.

Confronto entre torcedores do Vasco e do Atlético-PR (Foto: Carlos Moraes/Agência O Dia)

Confronto entre torcedores do Vasco e do Atlético-PR (Foto: Carlos Moraes/Agência O Dia)

O ministro Aldo Rabelo divulgou nota repudiando a violência na Arena Joinville. “Os responsáveis devem ser identificados e punidos, cumprindo-se o Estatuto do Torcedor, que prevê penas de reclusão e de banimento dos estádios aos torcedores que cometerem atos de violência. Vamos procurar o Conselho Nacional do Ministério Público para buscar um entendimento sobre a presença da polícia nos estádios, afirma o comunicado.

A Polícia Militar catarinense, em nota emitida às 22h50 deste domingo, afirmou que a corporação “esteve presente na parte externa do estádio durante o evento, atendendo a uma Ação Civil Pública por parte do Ministério Público, que propôs que o Poder Judiciário proíba a participação de policiais militares em atividades que fujam da competência constitucional da corporação. Integraram as equipes de policiamento ostensivo 113 policiais militares, dentre eles encontrava-se um efetivo composto pelas Guarnições de Policiamento Tático, inclusive com reforço de cidades vizinhas, pronto para atuar em caso de conflito. Essa atuação deu-se justamente quando começaram os atos de violência entre os torcedores”, informa o texto.

De acordo com a assessoria de imprensa do Ministério Público (MP-SC), uma ação civil pública que pede mudanças estruturais na segurança do estádio foi protocolada no último dia 2, mas o Fórum de Joinville não teria aceito o pedido até a noite deste domingo, 8. Ainda segundo a assessoria, a ação não pede que policiais deixem de atuar na Arena Joinville.

A Fifa afirmou ao jornal O Estado de S. Paulo que “tais incidentes não devem ocorrer em nenhum estádio de futebol. Isso é muito triste para o futebol brasileiro. Para a Copa do Mundo de 2014 será implementada uma operação integrada entre autoridades de segurança pública e privada para garantir a segurança dos torcedores, dos jogadores e de todos os participantes do evento. O conceito funcionou muito bem durante a Copa das Confederações e foi construída sobre modelos usados em outras Copas”, assegurou a Fifa.

Agressões

A briga entre membros das duas torcidas começou aos 17 minutos do primeiro tempo, logo após o primeiro gol do Atlético-PR. Torcedores do time paranaense correram em direção aos vascaínos, que revidaram as agressões. Os quatro torcedores feridos foram removidos para o Hospital São José, sendo três em estado grave, mas nenhum deles corre risco de vida.

Torcedor sendo resgatado após confronto (Foto: Carlos Moraes/Agência O Dia)

Torcedor sendo resgatado após confronto (Foto: Carlos Moraes/Agência O Dia)

O jogo chegou a ser paralisado durante 1h20min, mas a partida prosseguiu com vitória por 5 a 1, para o Atlético-PR, que terminou o Campeonato Brasileiro na terceira posição, garantindo uma vaga para a Copa Libertadores da América de 2014. Com o resultado, o Vasco passou a ocupar o 18.º lugar na tabela e foi rebaixado para a Série B na próxima temporada.

 *Com informações do Estado de S. Paulo, G1, Sport TV, UOL

Foto da Capa: Carlos Moraes/Agência O Dia