‘Imprensa dos Estados Unidos deve calar a boca’


27/01/2017


steve-bannon

Steve Bannon, assessor de estratégia do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

A imprensa americana é “de oposição” e “deve calar a boca”, afirmou Steve Bannon, assessor de estratégia do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em entrevista publicada no jornal “The New York Times” nesta quinta-feira (26).

“A imprensa aqui é o partido da oposição. Eles não entendem esse país. Ainda não entendem porque Donald Trump é o presidente dos Estados Unidos”, atacou Bannon, ex-diretor-geral da campanha do republicano, em entrevista por telefone. “Vocês são o partido de oposição, não o Partido Democrata”.

Segundo o assessor do novo presidente americano, “a imprensa deveria se sentir constrangida e humilhada, manter sua boca fechada e apenas ouvir por um tempo”. Bannon, que dirigia o site de extrema direita “Breitbart News” antes de trabalhar com Trump, afirmou que “a elite da imprensa esteve redondamente enganada, 100% redondamente enganada”, referindo-se ao resultado da eleição, e que “a imprensa tem zero integridade, zero inteligência e nenhum trabalho duro”.

As declarações de Bannon, que raramente dá entrevistas, foram divulgadas em um momento de grande tensão entre a imprensa americana e o novo presidente desde sua chegada à Casa Branca, há menos de uma semana.

No sábado (21), em visita à sede da CIA (agência central de inteligência dos EUA), o 45° presidente dos Estados Unidos declarou estar em “guerra” contra a mídia e disse que os jornalistas fazem parte “dos seres humanos mais desonestos da Terra”.