Imortal Marcos Vilaça é Cidadão do Rio


19/11/2008


O Ministro do Tribunal de Contas, Marcos Vilaça, foi agraciado com o título de Cidadão Honorário do Município do Rio de Janeiro, por proposta de Vereador Aloísio Freitas (DEM). Á cerimônia, compareceram, entre outros, o Vice-governador do estado, Luiz Fernando Pezão, representando Sérgio Cabral Filho — retido pela chuva, segundo o Vice —, o Senador Francisco Dornelles e colegas imortais do homenageado, como o atual Presidente da Academia Brasileira de Letras, Cícero Sandroni, e o jornalista e escritor Arnaldo Niskier.

Ao agradecer a homenagem, Marcos Vilaça, que nasceu na cidade pernambucana de Nazaré da Mata, disse para a platéia que se sentia muito honrado em receber o título de Cidadão do Rio, que considera um porto seguro como sua terra natal. E brincou:
— Uma das minhas maiores e prediletas invejas é ser carioca. Vou sair daqui diferente de como entrei.

A solenidade teve início com a apresentação do Coro da Câmara, sob a regência da maestrina Cássia Borja. No final da cerimônia foi entoado o hino Náutico Futebol Clube, time do coração de Vilaça.

Os eventos em torno de Marcos Vilaça continuaram com o lançamento, também esta semana, do livro “Para além dos pórticos”. A obra é um relato sobre os dois anos em que o Ministro esteve à frente da Presidência da ABL, com histórias sobre suas atividades na Casa e sobre o corpo de acadêmicos. O livro é uma edição Consultor e tem prefácio de Arnaldo Niskier.