Imagens do rádio – A estréia de Ari Barroso


30/05/2008



O notável compositor Ari Barroso, mineiro de Ubá e autor de inúmeras músicas de sucesso, como a internacional “Aquarela do Brasil”, foi também um dos mais famosos profissionais do rádio esportivo. Realizou sua primeira transmissão ao microfone da Rádio Cruzeiro, no Fla X Flu decisivo de 1936, ano em que o Fluminense conquistou o título de campeão carioca que iniciou a série do tricampeonato, fechada com as vitória de 37 e 38. A partida terminou com o resultado de 1 a 1.

O grande momento da carreira do locutor esportivo Ari Barroso foi na Rádio Tupi, ao lado de José Maria Scassa. Os dois eram fervorosos rubro-negros. Ari usava uma gaitinha para comemorar, especialmente, os gols do Flamengo. Quando o time adversário atacava, era comum se ouvir do locutor-torcedor: “Nem quero ver, nem quero ver…”

O espaço onde se localizam as cabines de rádio do Estádio Mário Filho tem o nome de Ari Barroso e no hall de entrada existe um busto do homenageado. Com total justiça, sua presença está perpetuada no local aonde ele e seus companheiros levaram e continuam a levar emoções aos inúmeros ouvintes do rádio.

*Na foto que abre a galeria Imagens do Rádio, vemos Ari Barroso antes do Fla x Flu, no campo do Flamengo, ladeado por Nascimento, goleiro do Fluminense; Machado, zagueiro tricolor; o grande Fausto, “A Maravilha Negra”; e Oduvaldo Cozzi, na função de repórter, no início de sua também brilhante carreira.