Imagens de Zeka Araújo em três tempos


13/06/2008


O fotógrafo Zeka Araújo está vivendo momento de intensa atividade em torno do seu trabalho, no Largo das Artes, no Jardim Botânico e no Festival Cinesul.
 
Há 17 anos, o Jardim Botânico foi cantado em prosa e imagem por Tom Jobim e pela sensível objetiva de Zeka Araújo, quando a dupla produziu “Meu querido Jardim Botânico”, coleção de 125 fotografias, comentários e poesias, lançada em versão bilíngüe e com textos de próprio punho. Agora, nesta quinta-feira, dia 12, o material iconográfico da obra foi exibido em mostra reservada em homenagem aos parceiros do Jardim Botânico, juntamente com outras atividades culturais, no espaço Centro Tom Jobim — Cultura e Meio Ambiente. 

No Largo
 

Zeka Araújo também exibe suas fotografias na exposição que o Largo das Artes inaugura esta semana com seu acervo, que inclui obras de 13 artistas, de gravuras a fotografia, de colagens a objetos e escultura.
 
A mostra do Largo apresenta, também, o resultado de ações educativas desenvolvidas com os alunos do Colégio Pedro II durante a última exposição coletiva. Incentivados a participar de uma experiência no espaço expositivo — fundamentada no processo de leitura, reflexão e releitura da obra de arte — os alunos realizaram trabalhos a partir das obras expostas. E agora retornam ao Largo para exibir os trabalhos como parte do programa de arte-educação promovido pela Galeria.
 
A exposição segue até 19 de julho, de terça a sexta, das 12h às 18h, e sábado, das 12h às 17h, no Largo das Artes (Rua Luís de Camões, nº 2, sobrado — Largo de São Francisco — Centro do Rio). Informações pelo telefax (21)2224-2985 e pelo e-mail largodasartes@gmail.com

Cinesul

E tem mais Zeka Araújo ainda este mês. Seu documentário “Muito prazer, Walter Firmo“, feito com o colega fotojornalista, será apresentado no próximo dia 24, às 16h, dentro da 15ª edição do Festival Ibero-americano de Cinema e Vídeo (Cinesul), que acontece de 17 a 29 de junho em espaços como o CCBB, a Casa França-Brasil, o Espaço Cultural Correios e o MAM. O filme de Zeka está na mostra Brasil Real, que ocupará o espaço Ponto Cine, única sala de cinema de Guadalupe, Zona Norte do Rio. Todas as exibições serão gratuitas.

O Cinesul exibirá 240 produções de cerca de 16 países da América Latina e Europa em mostras competitivas e paralelas de longas, médias e curtas de ficção e documentários. Além disso, haverá eventos paralelos, como o encontro “A música e a imagem no cinema”, com Dadiv Tygel e José Luis Castiñera de Diós, e o 1º Seminário de Documentaristas Latino-Americanos. O fotojornalismo também é tema de “Abaixando a máquina”, que será apresentado às 17h no dia 17, no Espaço Correios, e no dia 22, no CCBB. Mais informações sobre o festival podem ser obtidas pelo telefone (21) 3826 2490.