I Fórum Mídia Livre promove encontro no Rio


26/03/2008


O I Fórum Mídia Livre promove reunião preparatória no Rio de Janeiro, dia 4 de abril, na sede da Associação Brasileira de Imprensa (Rua Araújo Porto Alegre, 71, 7º andar — Sala Belisário de Souza). À frente da organização desse encontro está a professora Ivana Bentes, Diretora da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e integrante do Comitê Executivo do Fórum Mídia Livre. A ABI estará representada por seu Diretor Cultural, Jesus Chediak. 

Além deste, já estão marcados encontros em Belém, na Universidade do Pará (dia 7); em Fortaleza, na Universidade do Ceará (dia 8); em Recife, na Universidade Católica de Pernambuco (9); em Aracaju, em local ainda a ser definido (10); e em Salvador, na Universidade Federal da Bahia (11).

O início 

No último dia 8 de março, um grupo de jornalistas, professores universitários e profissionais da comunicação de várias regiões do País reuniu-se em São Paulo para debater a situação da mídia no Brasil. Na ocasião, consolidou-se a idéia de criar um espaço de encontro e articulação em nível nacional, em torno da agenda da democratização da mídia no Brasil e do acesso a uma comunicação de qualidade. 

No dia 20, foi a vez de Porto Alegre sediar um encontro da mesma natureza, com debates sobre a necessidade de criação de uma “mídia alternativa” — ou “independente”, ou “livre”, como preferem alguns. 

Um dos objetivos centrais da reunião no Rio, segundo seus organizadores, é aprofundar o debate sobre os desafios para a construção de uma comunicação de qualidade no País, a partir da de um mundo mais solidário, em que o diálogo e a criatividade estejam a serviço da verdade, da liberdade e da justiça.