Homenagem ao centenário de Salvador Allende na ABI


17/06/2008


 Mário Augusto Jakobskind

Nesta segunda-feira, dia 16, o Cineclube da Casa da América Latina, com o apoio da Associação Brasileira de Imprensa, exibiu “Chove sobre Santiago” na sede da ABI, como forma de homenagear o centenário de Salvador Allende. O filme, dirigido por Helvio Soto em 1975, trata da preparação e execução do golpe de Estado, consumado em 11 de setembro de 1973 pela extrema direita chilena, que destituiu o Governo da Unidade Popular e instaurou a ditadura militar, comandada pelo General Pinochet.

As forças reacionárias chilenas contaram com apoio direto do Governo dos Estados Unidos e dos regimes ditatoriais que já estavam em curso na América Latina, como o brasileiro, conforme lembrou Mário Augusto Jakobskind, membro da Comissão de Direitos Humanos e Liberdade de Expressão da ABI, na abertura da sessão:
— Allende foi derrubado por um golpe sangrento, que teve apoio dos EUA e do Brasil. Não podemos esquecer do Embaixador brasileiro Cândido da Câmara Canto, que era tido como o quarto homem na hierarquia de poder do Chile e teve participação efetiva na implantação do golpe.

                      Carlos Alberto Muniz

Após a exibição, houve debate da platéia com os ex-líderes estudantis Jean Marc e Carlos Alberto Muniz, que, perseguidos pela ditadura no Brasil, exilaram-se no Chile e presenciaram o golpe que matou Allende:
— A violência do golpe, extremamente brutal e sem precedentes, não foi somente contra as lideranças da Unidade Popular, mas também contra amplos setores da população, representando uma fratura na sociedade chilena — afirmou Muniz. — É importante rememorar a história de patriotismo do povo chileno, sob a liderança de Allende, principalmente no Brasil, que vive culturalmente de costas para a América Latina.

Outros eventos em homenagem ao centenário de Salvador Allende estão programados em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília. No próximo dia 25, será realizado um ato solene no Congresso Nacional. No dia 26, será a vez da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. Já no dia 27 haverá a entrega da Medalha Tiradentes in memoriam a Allende, na Assembléia Legislativa do Rio (Praça XV, Palácio Tiradentes), às 18h.