Homenagem à memória de Orlando Batista


02/02/2012


Foi celebrada nesta quinta-feira, dia 2, na Igreja Nossa Senhora da Conceição da Boa Morte, no Centro do Rio, a missa de 7º dia de falecimento do locutor esportivo Orlando Batista, 83 anos. Parentes e amigos homenagearam o narrador, que morreu no último dia 26, em decorrência de um enfarte.
 
Nascido em 11 de julho de 1928, em Tijucas, Santa Catarina, Orlando Batista Chagas iniciou a carreira no rádio como cantor em 1944. Participou de um programa infantil na Rádio Tupi e ingressou na Radio Mauá, onde iniciou a festejada carreira de narrador esportivo.
 
Com a vinheta de apresentação “o mais laureado locutor esportivo do Brasil”, Orlando Batista cobriu 14 Copas do Mundo, sendo a última em 2002, e teve destaque, entre as décadas de 1950 e 1970, ao lado de nomes consagrados como Jorge Cury, Valdir Amaral, Doalcei Bueno e Oduvaldo Cozzi.
 
Orlando Batista comandou o programa Turma de Bate-Papo, na Rádio Mauá (PRH-8), no qual foram implementadas mudanças importantes nas transmissões esportivas; nas Rádios Nacional (AM 1130), Continental e Haroldo de Andrade e ainda na TV Record(programa Campo do 13), na TV Brasil(programa Dois na Bola), e na TV Bandeirantes.  
 
O Clube de Regatas Vasco da Gama lamentou a morte do jornalista:
“A diretoria do Vasco da Gama cumpre o doloroso dever de comunicar o falecimento, aos 83 anos, do grande vascaíno, jornalista, radialista e narrador esportivo Orlando Batista das Chagas ou simplesmente, Orlando Batista, de enfarte. Ele era considerado um dos maiores “monstros sagrados” do rádio esportivo e entre as suas façanhas está a cobertura de 14 copas do mundo, sendo a última em 2002, quando conquistamos o pentacampeonato”, diz a nota.
Em seu blog, o Presidente Roberto Dinamite comunicou a morte do locutor:
“Lamentavelmente, perdemos um grande amigo, o locutor esportivo e vascaíno Orlando Batista. Convido os amigos e parentes para assistir à missa de sétimo dia do saudoso cruzmaltino”.