Hoje no FLIV


31/08/2022


Por Maria Luiza Busse, diretora de Cultura da ABI

Segue o Festival do Livro Vermelho.

Hoje, às 12h, tem palestra sobre Amazonia e Meio Ambiente com o Lucélia Santos, Nicodemos Sena e Carlos Minc. A atriz e o escritor, ativistas das causas em defesa da preservação dos povos originários e da natureza, estão lançando e autografando seus livros. A biografia Lucélia Santos: Coragem para lutar, escrita pelo jornalista, e também ativista, Eduardo Meirelles, e A espera do nunca mais-uma saga Amazônica, de Nicodemos Sena.

Às 16h, tem a mesa esclarecedora, Como e onde milita a juventude?  com o rapper Dudu do Morro Agudo, a militante do Levante Popular Pérola Quirino, e o produtor cultural Marlon Souza.

Às 18h, encerrando este segundo dia, um tanto das melhores vozes das esquerdas está na mesa Ainda lutamos pelo socialismo? com André Constantine, do Movimento Nacional de Favelas e Periferias, e o professor Elias Jabbour, uma das mais importantes referências nos estudos sobre a China e autor, entre outros, do recém-lançado “China, desenvolvimento e socialismo de mercado”.

O primeiro FLIV é organizado e realizado na sede do Sindicato Nacional dos Trabalhadores em Telecomunicações-RJ, e termina amanhã com o lançamento e autografo de Quatro décadas com Lula- O poder de andar junto , livro de Clara Ant , assessora do presidente Lula por 40 anos.

A ABI é parceira do Festival. Visite a tenda com a exposição de livros produzidos por jornalistas e aproveite para se associar à ABI.

Programação de hoje

Tema: Comunicação Popular no Rio de Janeiro (10 horas)
– Euro Mascarenhas: jornalista, colaborador do Núcleo Piratininga de Comunicação, assessor de Comunicação da Associação dos Juízes pela Democracia.

– Pedro Barreto: Jornalista, professor do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos da UFRJ. Autor do livro “Notícias da pacificação: outro olhar possível sobre uma realidade em conflito”.

– Carolina Ferraz: Jornalista, da equipe do jornal “O cidadão”, da Mará. Atua na comunicação do Centro de Estudos e Ações Solidárias do Complexo da Maré.

Tema: Amazonia e Meio Ambiente (12 horas)
– Nicodemos Sena: Escritor, jornalista e militante ambiental.

– Carlos Minc: Militante e ex ministro do Meio Ambiente.
– Lucélia Santos: Atriz, militante e ativista ambiental.

Tema: Classe, trabalho e política (14 horas)
– Maria Cristina Rodrigues: Foi assessora do Sinttel/Rio. Professora da Escola de Serviço social da Universidade Federa Fluminense (UFF), é membro da Arquivo de Memória Operária do Rio de Janeiro.

– Marcelo Badaró Mattos: Professor da Universidade Federal Fluminense (UFF). Autor dos livros “ A classe trabalhadora: de Marx aos nossos tempos” e “Trabalhadores e Sindicatos no Brasil”.

– Marco Aurélio Santana: Professo da Pós-graduação em sociologia e antropologia da UFRJ.É presidente da comissão de altos estudos de memórias reveladas do Arquivo Nacional.

Tema: Como e onde milita a Juventude? Desafios atuais. (16 horas)

– Dudu de Morro Agudo: Rapper e educador popular. Mestre e doutorando em Educação pela Universidade Federal Fluminense.

– Pérola Quirino: Historiadora pela UFRJ, Militante do Levante Popular da Juventude e Coordenadora da rede da rede de cursos populares podemos+.

– Marlon Souza: Jornalista, escritor e produtor cultural. É assistente editorial da editora Malês e da editora Mahin. Autor do romance “O silencio que a chuva traz” (editora Malês).

Tema: Ainda lutamos pelo socialismo? (18 horas)

– André Constatine: Membro de Movimento Nacional de Favelas e Periferias. Ex-presidente da associação de moradores da Babilônia e dirigente do PT. Autor do livro “O dia em que o morro descer”. André é uma das vozes mais potentes da militância de esquerda no Brasil.

– Elias Jabour: Professor dos programas de pós-graduação em ciências econômicas e em Relações internacionais da UERJ. É hoje uma das mais importantes referências nos estudos sobre a China. Seu livro mais recente é “China, desenvolvimento e socialismo de mercado”.

Serviço

Festival do Livro Vermelho

Horário: das 9h às 21h

Local: Rua Morais e Silva 94, Maracanã. Metrô Uruguai, estação Afonso Pena.

Entrada gratuita