Harvard: curso em saúde global para jornalistas


13/09/2010


A Fundação Niemam para o Jornalismo, da Universidade de Harvard, e o Centro Pulitzer de Cobertura de Crises anunciaram uma parceria para apoiar iniciativas de comunicação internacional com ênfase na cobertura de assuntos relacionados à saúde global.
 
O Centro Pulitzer encaminhará jornalistas a Harvard para apresentações e discussões referentes à subnotificação de notícias e para um curso anual sobre estratégias de comunicação que buscam o envolvimento dos veículos e do público nas questões de saúde.
 
Lançado em Harvard em 2006, o programa de estudos inclui visitas a países em desenvolvimento para que os participantes aprendam a produzir matérias relevantes e inéditas sobre o tema.
“Estamos gratos pelo apoio do Centro Pulitzer e ansiosos para ajudar a colocar os holofotes sobre temas muitas vezes negligenciados pelos meios de comunicação nos dias de hoje”, destacou Bob Giles, curador da Fundação Nieman.
Criado em 1938, o Nieman Foundation for Journalism at Harvard administra o programa mais antigo de estudos da mídia para jornalistas no mundo. Mais de 1.300 profissionais de imprensa de 90 países receberam bolsas Nieman. Além do programa de bolsas, a entidade publica a revista trimestral Nieman Reports, a mais antiga do país dedicada à análise crítica da prática do jornalismo, e coordena o Nieman Journalism Lab, que identifica os modelos de negócios e melhores práticas do jornalismo na era da mídia digital, entre outras ações.
 
O Centro Pulitzer de Cobertura de Crises é uma organização sem fins lucrativos dedicada a apoiar o jornalismo independente internacional. O programa é concentrado em temas subnotificados na imprensa mundial, na promoção da informação qualificada e na criação de plataformas de comunicação que alcancem um público amplo e diversificado. 

*Com informações do Knight Center for Journalism.