Greve de jornalistas paralisa noticiários na Grécia


19/02/2013


Os jornalistas gregos deixaram seus postos de trabalho por 24 horas em um protesto contras as medidas de austeridade e cortes salariais, deixando as redes de televisão e de rádio fora do ar. Os sites de notícias também ficaram sem atualizações a partir das 6 horas da manhã (do horário local; 1h em Brasília) e as edições de quarta-feira, 20 de fevereiro, não devem ser publicadas.
 

DIV>Os jornalistas exigem um novo convênio salarial e medidas para lutar contra o desemprego. A greve, convocada somente para os meios de comunicação sediados em Atenas, onde estão os mais importantes do país, ocorreu no dia em que o governo de Andonis Samaras aguarda a visita do presidente francês François Hollande.

 
Com isso, a visita do presidente da França ficou sem cobertura da mídia grega, enfurecendo o governo. Hollande chegou à Grécia nesta terça-feira, 19 de fevereiro, para discutir a profunda crise financeira do país.
 
Segundo o presidente da Associação de Jornalistas de Meios de Atenas (ESIEA, na sigla em grego), Dimitris Trimis, a taxa de desemprego entre jornalistas está em 35%, enquanto a média do país é de 27%. Além disso, quase todos os meios de comunicação obrigaram seu pessoal a assinar contratos individuais, com salários muito abaixo do acordo coletivo, que venceu no final de 2010.
 
O governo não recebeu bem a notícia da paralisação. O porta-voz Simos Kedikoglu acusou os trabalhadores de seguir as diretivas do Syriza, partido de esquerda que encabeça a oposição para causar “um apagão de notícias durante a visita do presidente francês François Hollande”. A associação do setor nega. A direção da rede pública ERT pediu à Justiça que declare a greve ilegal.
 
A televisão estatal transmitiu imagens ao vivo de Hollande em sua chegada no aeroporto e mostrou a autoridade francesa cumprimentando o primeiro-ministro Antonis Samaras e membros do gabinete, mas não ofereceu nenhum comentário, o que normalmente é realizado por jornalistas. Durante as conversas de Hollande e Samaras, a TV estatal transmitiu repetidamente o material bruto da chegada do presidente francês no aeroporto
 
Sindicatos de jornalistas protestam contra demissões e cortes de pensões e benefícios, entre outras questões. Centenas de jornalistas do setor privado frequentemente ficam sem pagamento por meses.
 
A greve acontece um dia antes de uma paralisação geral de 24 horas contra as medidas de austeridade. A greve geral deve ocorrer em todo o país e interromperá todos os serviços da Grécia.
 
* Com informações das agências de notícias Efe e Associated Press.

Primeira Página

Publicidade

Siga a abi

© 2013 ABI - Associação Brasileira de Imprensa – todos os direitos reservados -Rua Araújo Porto Alegre, 71 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, Cep: 20030-012