Governo turco assume agência de notícias Cihan


09/03/2016


3750781O portal Imprensa postou que, após a intervenção no Zaman, autoridades turcas assumiram o controle da agência de notícias Cihan, a segunda maior do país. A informação foi confirmada pelo próprio grupo, em comunicado divulgado na última segunda-feira (7).

A publicação diz ainda que, de acordo com o Guardian, um tribunal de Istambul nomeará um administrador para gerir a agência a pedido de um procurador do Estado. “A apreensão da agência de notícias logo após o Zaman é outro prego no caixão do jornalismo na Turquia”, lamentou a fundadora da Plataforma de Jornalismo Independente P24, Yavuz Baydar.

Segundo o site, na última sexta-feira (5), o Zaman, crítico ao presidente Recep Tayyip Erdogan, foi colocado sob tutela judicial. A nova administração, nomeada pelas autoridades turcas, demitiu o chefe de redação, Abdülhamit Bilici.

O jornal e a agência de notícias mantém uma linha editorial próxima ao imã Fethullah Gulen, inimigo número um do presidente Recep Tayyip Erdogan após um escândalo de corrupção que atingiu as altas esferas do Estado, em 2013.

O editor-chefe do Zaman, Sueleyman Bag, garantiu que a publicação vai manter sua linha editorial de oposição ao governo em “exílio” na Alemanha. “A partir de hoje, estamos imprimindo uma versão que não tem nada a ver com o Zaman de lá (na Turquia), porque fomos tomados à força pelo Estado”, disse ele à Reuters.