19 de agosto de 2022


Governo Bolsonaro quer criar TV Olavo de Carvalho


10/07/2021


Por Marina Oliveira*, publicado no Congresso em Foco

Jornalista com mestrado em Sociologia: Cidades e Culturas Urbanas (Universidade de Coimbra).

Governo vai lançar novo canal de TV com verba

do Ministério da Educação

O governo federal vai lançar mais um canal de TV nas próximas semanas. A verba sairá do Ministério da Educação (MEC) segundo informações divulgada por Ricardo Feltrin, do UOL. De acordo com o jornalista, a emissora destinada a “projetos educativos, além de diversos outros serviços”, conforma diz o MEC, custará entre R$ 50 milhões e R$ 100 milhões anuais. A pasta nega que serão estes os valores, mas não especifica quanto custará o projeto.

O novo canal será uma subdivisão do sinal da TV Brasil. Ainda sem nome definido, a emissora é vista como uma plataforma de divulgação de conteúdo pró-governo. De acordo com a matéria do UOL, nos bastidores o canal já foi apelidado jocosamente de “TV Olavo”, em referência a Olavo de Carvalho, guru bolsonarista.

Nota do MEC na íntegra enviada ao UOL:

O Ministério da Educação informa que está em fase final de negociação com a EBC um contrato de um novo canal de TV público.

Neste novo contrato serão atendidos projetos educativos, além de diversos outros serviços.

A pasta ressalta que essa é uma iniciativa desta administração e que o objetivo é economizar, racionalizar e melhorar os processos de gestão.

O valor que está sendo negociado é muito abaixo do informado (notada coluna: estimado) pelo UOL. Atenciosamente, Ascom/MEC.”

Siga a abi

© 2013 ABI - Associação Brasileira de Imprensa – todos os direitos reservados -Rua Araújo Porto Alegre, 71 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, Cep: 20030-012