Governador Cabral diz à ABI que está empreendendo duro combate às milícias


03/06/2008


Em mensagem enviada nesta terça-feira de Atenas, onde se encontra para acompanhar a escolha dos finalistas da disputa para sediar os Jogos Olímpicos de 2016, a ser decidida nesta quarta-feira, dia 4, o Governador Sérgio Cabral declarou à ABI que recebe com “rechaço absoluto” violências como as infligidas à equipe de reportagem de O Dia por milícias paramilitares, contra as quais seu Governo “vem empreendendo um trabalho duro de combate”. O Governador respondeu ao e-mail que a ABI lhe enviou na noite de domingo, reclamando investigações imediatas e rigorosas para a identificação dos sequestradores e sua prisão.

“Assim que fui comunicado do fato pela alta direção do jornal O Dia” — diz o Governador em e-mail dirigido ao Presidente da ABI, Maurício Azêdo — “pus o Secretário de Segurança e sua equipe com prioridade no caso. Caso gravíssimo, que, caro Presidente, tem em mim rechaço absoluto pelo que significa de atentado à democracia e à liberdade de expressão. Nosso Governo vem empreendendo um trabalho duro de combate às forças milicianas que, como o tráfico de drogas, se fortaleceram nos últimos anos pelo desmantelamento do Estado e de sua eficácia. De qualquer modo, o Governador em exercício Lujiz Fernando Pezão e o Secretário Mariano estão à disposição da ABI, entidade que me orgulho de pertencer, e de Vossa Senhoria, meu Presidente. Atenciosamente (a) Sérgio Cabral.”

A ABI recebeu também mensagem de solidariedade à equipe de O Dia firmada pela Associação dos Correspondentes de Imprensa Estrangeira no Brasil (ACIE), que, por sua Vice-Presidente, Alicia Martinez Pardies, classificou o seqüestro e tortura dos jornalistas de “crime intolerável”. Diz a mensagem da Acie: 

“A Associação dos Correspondentes de Imprensa Estrangeira no Brasil manifesta a sua solidariedade com os colegas do jornal O Dia que sofreram um crime intolerável no exercício da nossa profissão.

Diante dos fatos de tortura sofridos pelos colegas do jornal O Dia e a confirmação oficial de participação de policiais militares nas torturas aos jornalistas, a ACIE quer defender mais uma vez a liberdade de expressão e divulgação das informações da realidade brasileira à sociedade local e internacional. (a) Alicia Martinez Pardies, 2º Vice-Presidente.”