Globo e Le Monde mudam para agradar leitores


30/03/2010


O jornal carioca O Globo e o vespertino francês Le Monde alteraram os seus projetos editoriais, para ampliar a interação dos leitores com os veículos e melhorar o acesso ao conteúdo das notícias. As mudanças no Globo foram anunciadas e praticadas a partir da edição do domingo, 28 de março. Enquanto que o Le Monde apresentou as suas modificações nesta terça-feira, dia 30.

As modificações promovidas pelo Globo foram a renovação e ampliação da seção “Opinião”, cujo objetivo, segundo anúncio do próprio jornal, “é dar mais qualidade e pluralidade ao debate dos temas relevantes para o País”. A partir do novo formato gráfico, no jornal da família Marinho haverá aumento do número de artigos e colunas publicadas que passarão de 1 mil 100 para 1 mil 800 por ano. Foi informado ainda que o espaço dos editoriais também será ampliado.

Passam a fazer parte do novo time articulistas do Globo o professor de História contemporânea da UFF, Daniel Aarão Reis; o professor de Economia da PUC-Rio Rogério Werneck; o economista e ambientalista Sérgio Besserman; o Presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil no Rio, Sérgio Magalhães; o jornalista e escritor Guilherme Fiúza.

Entre os novos colaboradores figuram também a escritora Rosiska Darcy de Oliveira; o arquiteto e urbanista Luiz Fernando Janot; o sociólogo Glaucio Soares; e o jornalista Luiz Paulo Horta. Eles vão dividir espaço com Elio Gaspari, Zuenir Ventura, Verísimo, Luiz Garcia, Roberto DaMatta, Nelson Motta, Carlos Alberto Sardenberg, João Ubaldo Ribeiro, Paulo Guedes, Paulo Nogueira Batista Jr., Denis Lerrer Rosenfield, Rubens Barbosa, Demétrio Magnoli e Joseph Stiglitz, entre outros.

Com as novidades anunciadas pelo Globo os leitores foram agraciados com mais espaço para interação com o jornal. Houve a expansão da seção “Dos Leitores” — que anteriormente se chamava “Carta dos Leitores” — cuja média é de 150 correspondências diariamente. Na página 8, a seção “No site e no celular” destaca conteúdos enviados por leitores e publicados nos produtos digitais.

Na França

Com objetivos semelhantes ao do brasileiro O Globo o vespertino francês Le Monde chegou às bancas nesta terça-feira, 30 de março, com modificações no seu projeto editorial. As novidades foram trazer o editorial para a primeira página e a ampliação do espaço reservado às reportagens especiais, que a partir de agora passam ocupar duas ou três páginas do noticiário.

Com as alterações apresentadas o Le Mond se mostra um veículo antenado com as exigências do mercado editorial atual, onde o uso da tecnologia e da internet alterou a velocidade da notícia, obrigando os veículos impressos a fazer uso de novas plataformas de informação no sentido de facilitar o acesso dos leitores ao conteúdo.

Por meio de nota, a diretora de redação do Le Monde, Sylvie Kauffman, justificou as mudanças ressaltando que estas têm por objetivo fazer com que o leitor “possa se informar sobre o essencial em no máximo dez minutos”. Dessa forma, presume-se que os artigos de opinião e as reportagens de maior profundidade passam a ser uma escolha dos leitores com mais disponibilidade de tempo para a leitura.

Com a nova estrutura editorial a página dois do Le Mond, cujo crédito é “24 horas no mundo”, cedeu espaço para um resumo dos fatos mais importantes.

Multimídia

Recentemente o Le Monde lançou uma outra novidade: a assinatura multimídia, que permite aos leitores o acesso aos conteúdos via papel, internet, celular e iPad. A assinatura mensal custa 29,90 euros (cerca de R$ 72). O jornal anunciou uma oferta de lançamento, pela qual os assinantes pagarão 19,90 euros por mês no primeiro trimestre de assinatura.
— Pela primeira vez em sua história, o Le Monde se apresenta como uma marca de imprensa global, desde o papel até sua aplicação para o iPhone, passando pela web e esperando o iPad, explicou seu Presidente, Éric Fottorino.

Segundo Fottorino, com esta oferta, o diário passou a ofertar aos seus clientes conteúdos “coerentes e complementares”.
Além disso, o leitor do diário também terá a possibilidade de assinar apenas uma das edições (web, iPad ou iPhone) por 15 euros mensais.

Criado em 1944 por Hubert Beuve-Méry — com distribuição em várias partes do mundo — o Le Mond é o jornal francês de maior prestígio internacional. Uma das suas principais características editoriais é ser um veículo sóbrio e independente. A versão impressa do Le Mond registra uma vendagem estipulada em 288 mil exemplares diários. Na França a sua edição on-line é líder, com 5,2 milhões de visitas únicas mensais. Mas somente 2% dos visitantes são assinantes dos conteúdos pagos.

* Com informações do AdNwes e Portal Imprensa.