Fotógrafo morre em bombardeio na Síria


27/09/2013


Na Jordânia, manifestantes protestam em frente à sede da ONU contra o regime sírio (Crédito: Reuters).

Na Jordânia, manifestantes protestam em frente à sede da ONU contra o regime sírio (Crédito: Reuters).

Um fotógrafo sírio que trabalhava para a agência France Press morreu no último sábado, 28 de setembro, em um bombardeio na cidade de Deir ez Zor, no leste da Síria, informou neste domingo a Coalizão Nacional Síria (CNFROS), a principal aliança opositora.

A ‘France Press’ confirmou a morte do colaborador e citou um de seus companheiros, que afirmou que Murhaf al-Modahi, conhecido como Abu Chuja, morreu no meio dos combates entre as forças partidárias e opositoras do presidente sírio Bashar al Assad.

A Repórteres Sem Fronteiras (RSF) manifestou em várias ocasiões sua preocupação com a situação dos jornalistas locais e estrangeiros que cobrem a guerra na Síria. De acordo com a organização, o país é hoje o mais perigoso do mundo para o trabalho jornalístico.

Desde a explosão do conflito em março de 2011, pelo menos 24 jornalistas e 60 ‘cidadãos-jornalistas’ foram assassinados pelas forças do regime de Assad ou por milícias da oposição, segundo a RSF. O regime de Bashar al Assad é acusado de empregar gás Sarin contra a população.

* Com informações das agências AFP e EFE.