Fórum no Rio discute os rumos da Comunicação Social


09/06/2008


Nos dias 14 e 15 de junho, acontece na Universidade Federal do Rio de Janeiro, campus Praia Vermelha, a primeira edição do Fórum de Mídia Livre, evento que reúne jornalistas, acadêmicos, estudantes, ativistas e demais interessados pela democratização dos meios de comunicação. As atividades vão das 9h às 17h, no Auditório Pedro Calmon (Avenida Pasteur, 250).

A mobilização para debater a situação da mídia no Brasil começou em março, em São Paulo, com 42 jornalistas, estudantes, professores e pessoas atuantes na área das comunicações em diferentes regiões do Brasil. Na ocasião, consolidou-se a idéia de criar um espaço de encontro e articulação em nível nacional, em torno da agenda da democratização da mídia no Brasil e do acesso a uma comunicação de qualidade. Seguiram-se então novas reuniões, no Rio — na sede da ABI, dia 4 de abril —, em Belém, Fortaleza, Recife e Aracaju.

Garantia

Entre as principais questões levantadas, o I Fórum de Mídia Livre discutirá o avanço do movimento de comunicação da mídia livre em todo o País, de maneira que seja obtida, junto ao poder público, a garantia de espaços nas TVs e rádios públicas, a regulação da distribuição das verbas publicitárias públicas no País e o avanço das microestruturas globais midiáticas, assimétricas, improvisadas, parcialmente caóticas e autônomas, como as redes digitais, as migrações, os coletivos e as ocupações urbanas, bem como de agregadores da diversidade da mídia e dos que a fazem.

Entre os convidados do evento estão confirmados o sociólogo Emir Sader (Uerj); a professora Ivana Bentes da Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ e da Rede Universidade Nômade; os jornalistas Paulo Salvador, Bernardo Kucinsky e Joaquim Palhares; e a Presidente da União Nacional dos Estudantes, Lúcia Kluck Stumpf.

A participação no Fórum é aberta e as inscrições podem ser feitas até sexta-feira, dia 13. Serão cobrados R$ 15 para o público em geral e R$ 5 para estudantes. Todos que comparecerem aos dois dias do evento receberão certificado. Para mais informações, acesse http://forumdemidialivre.blogspot.com.