Folha se desculpa por “tirar” o Brasil da Copa


30/06/2010


Em sua edição desta quarta-feira, 30 de junho, o jornal Folha de S.Paulo se desculpou pelo erro cometido no dia anterior, quando publicou erroneamente um anúncio do Supermercado Extra, no qual o patrocinador da Seleção do Brasil se refere ao time que ainda disputa o Mundial da África do Sul, em tom de despedida. O jornal publicou uma errata e a versão correta do anúncio do Grupo Pão de Açúcar.

A errata foi publicada no Caderno de Esportes “Copa 2010”, assinada pelo Departamento Comercial do jornal, que lamenta o erro. “Comunicamos que erramos na publicação do anúncio do Extra, referente ao resultado do jogo entre Brasil e Chile, publicado por este veículo de comunicação no dia 29 de junho de 2010, pág. D11. Ao invés do anúncio de vitória do Brasil, foi publicado, equivocadamente, anúncio citando a derrota. Lamentamos o ocorrido”, diz o comunicado.

A repercussão do caso fez com que o Extra também veiculasse um anúncio de página inteira na edição desta quarta-feira da Folha, que, sem mencionar diretamente o jornal, explica aos leitores por que a peça publicitária foi publicada errada.

O texto diz o seguinte: “Somos apaixonados por futebol e acreditamos no nosso time. Sempre torcemos pela vitória, mas temos que encarar as duas possibilidades de um jogo de mata-mata: ou ganhamos ou perdemos. Por isso, criamos 2 anúncios para o jogo do Brasil: um em caso de vitória (e queremos publicar mais três até a conquista do Hexa) e outro em caso de derrota mostrando nosso apoio também nos momentos difíceis. Ontem (terça), infelizmente houve um equívoco e publicaram o anúncio errado. Veja no Caderno de Esportes a errata esclarecendo o ocorrido. E veja abaixo o anúncio que deveria ter sido publicado”.

A seguir exibimos o texto correto do anúncio do Extra publicado na Folha. Diferentemente da propaganda que na véspera tirava o escrete nacional do torneio, a mensagem atual tem os seguintes dizeres: “Que venha a próxima. Wafa wafa (que significa “Vai que dá”, no idioma zulu), Brasil. Força Extra nas quartas de final, Brasil. Faz o Penta virar Hexa”.

* Com informações da Folha e Globo Online.
P>