Folha de S. Paulo celebra 90 anos de fundação


21/02/2011


A Folha de S.Paulo comemora 90 anos na noite desta segunda-feira, 21, com um concerto da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) e um ato multirreligioso na Sala São Paulo, na capital paulista. Estão previstas as presenças da Presidente Dilma Roussef, do Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin(PSDB), do Prefeito paulistano Gilberto Kassab(DEM), e de Otavio Frias Filho, Diretor de Redação do jornal.

O evento terá inicio às 19h30, com um coquetel, de acordo com a programação. A apresentação da cerimônia será feita por Sérgio Dávila, editor-executivo do jornal, a partir das 20h40, seguida pela ato multirreligioso. Os discursos das autoridades e representantes do jornal estão marcados para as 21h10. O concerto da Osesp será executado a partir das 21h30.

A Folha de S.Paulo, que começou a circular em 19 de fevereiro de 1921, celebra 90 anos de fundação na noite desta segunda-feira, dia 21, na Sala São Paulo, na Luz, na capital paulista, com um concerto da Osesp, que executará a Sinfonia Nº 6, de Villa-Lobos, regida pelo maestro Isaac Karabtchevsky, e um ato ecumênico que vai reunir representantes de oito religiões. 

Estão previstas as presenças da Presidente Dilma Roussef, do Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin(PSDB), do Prefeito paulistano Gilberto Kassab(DEM), e de Otavio Frias Filho, Diretor de Redação do jornal, além de dezenas de convidados.

O ato multirreligioso reunirá o Cônego Aparecido Pereira, da Arquidiocese de São Paulo (catolicismo); Rolf Schünemann, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (protestantismo); João Baptista do Valle, vice-presidente da Federação Espírita do Estado de São Paulo (espiritismo); Xeque Abdel Hamid Mohamed Mohamed Aly Metwally, da Mesquita Brasil (islamismo); Monja Coen Murayama, representante da tradição Soto Zen (budismo); Mãe Liliana de Oxum, da Associação Centro de Mamãe Oxum (candomblé); Rabino Michel Schlesinger, da Congregação Israelita Paulista (judaísmo); Dom Datev Karibian, arcebispo da Igreja Apostólica Armênia do Brasil (armênios apostólicos). 

Fundada há nove décadas por Olival Costa e Pedro Cunha, egressos de O Estado de S. Paulo, a Folha de S. Paulo surgiu como o vespertino Folha da Noite, direcionado ao leitor da área urbana. 

Em 1º de janeiro de 1960, os jornais Folha da Manhã, Folha da Tarde e Folha da Noite foram unificados para compor a Folha de S. Paulo. Dois anos depois, os empresários Octavio Frias de Oliveira (1912-2007) e Carlos Caldeira Filho (1913-1993) assumiram o controle acionário da empresa.&bbsp;

Em 1976, o jornal, que apoiara o golpe militar de 1964, abre espaço em suas páginas para opositores da ditadura e se torna um dos catalisadores da abertura. 

Entre 1983 e 1984, o jornal apóia a campanha das Diretas-Já, e lança um projeto editorial que pretende defender o jornalismo crítico, apartidário e pluralista. Nesta época, a Folha passa a ser o jornal de maior tiragem do País. 

Em comemoração aos 90 anos de fundação, a Folha disponibilizou gratuitamente na internet, a partir deste sábado, dia 19, o acervo digitalizado de sua hemeroteca, com cerca de 1,8 milhão de páginas publicadas desde 1921, por esta publicação e pela Folha da Manhã e a Folha da Noite.

 
O processo de digitalização durou cerca de um ano e envolveu dezenas de funcionários de uma empresa especializada. As hemerotecas dos extintos Folha da Tarde e Notícias Populares também estão sendo digitalizadas.
 
Na edição especial de aniversário, a Folha de S. Paulo apresentou as 90 reportagens que “fizeram história” por sua repercussão na vida política brasileira, os momentos históricos desde a fundação em 1921, e as homenagens aos 90 anos.

ABI

A Associação Brasileira de Imprensa(ABI) enviou um telegrama ao Diretor de Redação da Folha, Octavio Frias Filho, felicitando-o pelo 90 anos de fundação do jornal. A mensagem tem o seguinte teor:

“Caro Octavio Frias Filho,

A Associação Brasileira de Imprensa cumpre mais do que simples dever protocolar ao lhe dirigir efusiva saudação pelos 90 anos da “Folha de S. Paulo”, que Você e seus colaboradores estão comemorando com as galas devidas.

A “Folha de S. Paulo” é atualmente forte paradigma de jornalismo feito com competência e independência, justificando o lema que sustenta há anos, segundo o qual o jornal tem o rabo preso apenas com o leitor.

Ao felicitá-lo e aos jornalistas e demais trabalhadores da “Folha”, folga a ABI em registrar que o Grupo liderado por Octavio Frias, de saudosa memória, ocupa hoje um papel de extraordinário relevo tanto na comunicação como no campo cultural, de que são exemplos suas criações e seus lançamentos nas áreas da literatura, da música e das artes plásticas.
                                                                                    

  Cordialmente 

Maurício Azêdo
                                                                           
Presidente da Associação

Brasileira de Imprensa”

                                                                              

*Com informações da Folha de S. Paulo.