Filmes e série novas, shows, teatro nas dicas


26/03/2021


Em dicas há filmes do Oscar, shows, livros e séries  e mais

Um bom torcedor não deve perder o ABI Esporte de 2ª feira porque os convidados são fanáticos por seus clubes enquanto os fãs de Britney Spears também podem se deliciar ou chorar com a série sobre a vida cantora. No Cineclube Macunaíma, o filme Conterrâneos Velhos de guerra mostra a construção de Brasília e as dificuldades dos candangos; na sessão filmes tem outros sobre Macalé e ainda os que giram em torno álcool, inclusive o dinamarquês Druk – mais uma rodada, candidato a melhor filme internacional do Oscar, e Agente duplo, o chileno noir de espionagem num asilo e candidato a melhor documentário. Um sucesso no Chile. No recém-lançado livro Entrevista, da jornalista Cristina Serra, as entrevistas com Carlos Drummond de Andrade, Tom Jobim, Isabel Allende e muitos outros vão deliciar os leitores. Veja as mostras em diversos museus do Rio e assista a festivais de música popular e de câmera; no sábado e domingo, vejam o Rio de Machado de Assis em canções e o espetáculo teatral Maria! que acompanha um dia na vida do compositor Antônio Maria.Um show beneficiente hoje, às 21 hs, para o Retiro dos Artistas tem Roberto Menescal, Zezé Mota e muitos outros cantores e compositores. E tem muito mas. Respeite a quarentena (como diz Ancelmo, lockdown é o cacete!) de dez dias. Se ajude e ajude os outros, essa é a verdadeira missão do ser humano na Semana Santa e sempre! Vacina para todos!!!!!

 

ENTREVISTAS

SEGUNDA-FEIRA

19h30 –ABI Esporte: com apresentação do jornalista Marcos Gomes. A pauta é Jornalista torcedor: aqui tem clubismo.Os convidados são Ricardo Cota (palmeirense), Cid Benjamin (flamenguista), Carlos Monforte (santista) e Caco Schmitt (gremista).

HOJE

MULTISHOW –Que história é essa, Porchat?. Voltou à programação do Multishow, com Fábio Porchat recebendo três famosos e dois anônimos, presencialmente.

Sábado – GNT –um especial hoje de Superbonita em comemoração aos 58 anos de Xuxa

 

QUARTA-FEIRA

19h30 – Memória Musical ABI: apresentação do produtor cultural Paulo Figueiredo, membro da Comissão de Cultura e Lazer da ABI. O programa, traz novas e curiosas historias dos sambistas, através de um papo familar com as filhas dos portelenses Casquinha – a cantora, professora e contadora de histórias,Monica Trepte -, e a de Mauro Duarte, a cantora, professora e relações públicas, Eliane Duarte.  

SÉRIES

Globoplay Sanditon: romance de época e quem curtiu Bridgerton, vai adorar essa. Estreia terça-feira (dia 30). Adaptada do último e inacabado romance de Jane Austen. A história de Charlotte Heywood (Rose Wiliams), a mais velha de 12 irmãos, que vê sua vida mudar quando copnhece o investidor Tom Parker )Kris Marshall) e resolve conhecer o local onde ele vai construir um resort.

Globoplay – Framing Britney Spears: a vida de uma estrela:a produção vai fundo na trajetória da estrela pop que revela fatos graves acontecidos em sua vida. Excelente. Não perca.

Amazon– 5xcomédia: estreia hoje a série original brasileira com Gregório Duvivier, Thati Lopes, Rafael Portugal do Porta dos Fundos, além de Katiuscia Canoro, Samatha SchmützGabriel Godoy, e Yuri Marçal, tendo cinco episódios.

iTunes (as duas primeiras temporadas estão no Globoplay)– New Amsterdam:O enredo é ambientado em um grande hospital de Nova York. O primeiro episódio desta terceira temporada abre com um clipe de What a wonderful world. E os médicos aparecem na linha de frente tentando salvar os pacientes da Covid 19 com o rosto machucado pelas máscaras, chorando, exaustos.

Apple TV – Sky Rojo: dos cridores de La casa de papel, a série tem ação e humor ácido para contar a história das prostitutas Coral, Wendy e Gina que escapam do bordel onde trabalham e são perseguidas pelos capangas do cafetão. Elas embarcam em uma viagem caótica, enfrentando perigos e vivendo cada segundo como se fosse o último.

Paramount + – Your Honor: Bryan Cranston (Walking dead) como Michael Desiato, um juiz de Nova Orleans, atravessa uma linha moral e sem volta. Acontece quando seu filho único, Adam (Hunter Doohan) atropela e mata outro rapaz e foge sem prestar socorro. Pai e filho vão à delegacia para contar a verdade e acertar as contas com a justiça, mas, casualmente, ouvem a conversa de outro casal que foi prestar queixa do atropelamento do filho. O pai era o chefe da maior quadrilha da cidade. Com medo de uma vingança contra Adam, ele apaga todas as pistas do acidente.

Globoplay –Vossa excelência: original israelense ambientada em Be’er Sheva, uma cidade de porte médio. O filho do juiz Micha Alkoby, Shay  sofre de asma e perde a bombinha no local onde atropelou um rapaz. O  objeto é achado pela polícia e terá serventia na investigação.

FILMES

TERÇA-FEIRA

CINECLUBE MACUNAÍMA apresenta hoje, a partir das 10hs, o filme Conterrâneos Velhos de Guerra, de Vladimir Carvalho. O documentário em preto e branco e com 2h55 de duração estará disponível no canal da Associação Brasileira de Imprensa do YouTube. Mostra a construção de Brasília com depoimentos dos candangos e as péssimas condições de trabalho que levaram alguns deles à morte. Há depoimentos de Oscar Niemeyer, Lúcio Costa, Darcy Ribeiro, Pompeu de Souza e Othon Bastos.

20 hs – HOJE–  Festival Mulheres + do Audiovisual: a segunda edição da mostra libera gratuitamente, a partir de joje, 29 longas dirigido por cineastas brasileiras. Nas lista: 20hs -hoje – Três verões, de Sandra Kogut; 18 hs – domingoTorre das Donzelasde Susanna Lira, entre outros. Em inff.online

Globoplay – Agente duplo: o documentário concorre ao prêmio no Oscar e também foi pré-selecionado a concorrer a melhor filme internacional. No longa, da chilena Maite Alberdi, Sergio Chamy, um viúvo de 83 anos, topou exercer a função de espião amador (respondeu a um anúncio da diretora em um jornal) meio atrapalhado. Ele é treinado a usar uma série de cacarecos de espionagem, como um par de óculos que grava vídeos, e se atrapalha para para aprender o básico do WhatsApp para poder mandar seus relatórios a seu chefe, o dono de uma agência de espionagem. Sua missão é se infiltrar numa cassa de repouso para descobrir se uma das moradoras está sendo maltratada.A mensagem é a solidão na velhice.

HBO – All the way – com Bryan Cranston (Walking Dead) personificando o president Lyndon Johnson.

Netflix – Cabra da peste: com Matheus Nachtergale e Edmilson Filho. Os dois são os policiais Bruceuilis e Trindade numa trama estilo amigos policiais, em busca de uma cabra que saiu do interior do Ceará para cair na mão de malfeitores em São Paulo.

Cineclube Cinefoot On-line

Em edição virtual, o festival de cinema dedicado ao futebol exibe gratuitamente 25 filmes entre documentários e ficções relacionados ao mundo da bola. Entre os títulos, estão longas como “João Saldanha“, de André Iki Siqueira e Beto Macedo, sobre o  jogador, técnico e jornalista esportivo; animações como “50 anos do Tri” (2020), de Alexandra Maio e Paulo Junior, e ficções como o curta “A culpa é do Neymar” (2015), de João Ademir, em que Babu Santana interpreta um botafoguense doente que fica enlouquecido quando o filho pequeno começa a torcer pelo Santos, time de seu ídolo. O catálogo de filmes – que ficam disponíveis por uma semana – pode ser encontrado no site www.cinefoot.org/cineclubeGrátis.

Festival Visões Periféricas:

É a 14ª versão on-line e gratuita, por meio do site www.visõesperifericas.org.br. Até dia 31/3 (4ª feira) serão exibidos 50 filmes, entre longas, médias e curtas, que expressam uma visão diversificada sobre as periferias brasileiras.

Na trilha de Jards Macalé:

Até domingo, o evento on-line disponibiliza gratuitamente – no YouTube (/jardsmacale) – 11 filmes em que Jards dá algum tom, nos bastidores ou à frente das câmeras. Há peças raras em streaming, como Tenda dos Milagres (1979), e Amuleto de Ogum (1974), ambos de Nelson Pereira dos Santos.

Macunaíma(1969) –  a convite do diretor Joaquim Pedro de Andrade, Macalé musicou dois poemas de Mário de Andrade, autor da obra que é tema do longa.

O amuleto de Ogum (1974) – a proposta inicial era que Macalé compusesse trilha sonora do filme, mas o diretor Nelson Pereira dos Santos convidou o colega par aintegrar o elenco. E estreou ao lado de Ney Santanna e Jofre Soares, interpreetando o narrador da trama, um violeiro nordestino cego que conta as agruras de um menino que perdeu o irmão e o pai num assassinato.

Big Jato (2015) – ele se aproximou do diretor Cláudio Assis porque frequentava o mesmo bar que ele no jardim Botânico. E um dia ele pediu ao compositor/cantor para criar uma canção para o filme. Ele fez uma música em parceria com o DJ Dolores, além de uma participação como ator. Inspirado no livro homônimo de Xico Sá, o filme acompanha um menino que passa os dias ao lado do pai num caminhão limpa-fossa, e que cultiva um interesse crescente pelas ideias anárquicas defendidas pelo tio.

Bethânea bem de perto (1966) – O documentário dirigido por Júlio Bressane e Eduardo Escorel, rodado há 55 anos, é uma joia que retrata um mpomento curioso da MPB. A produção acompanha os primeiros dias de Maria Bethânia no Rio, quando a cantora morou no apartamento de Macalé. Foi tudo filmado em casa quando ele se tornou muito próximo da cantora. “E o filme mostra como Bethânia foi importante ao trazer outro tipo de interpretação para a música naquele momento, com o show Opinião” diz Macalé.

Casa 9 (década de 1970) – Na década de 1979, em plena ditadura militar, a casa de vila, em Botafogo, onde moravam Macalé e Luiz Carlos Lacerda se transformou num centro de convergência de escritores, músicos e cineastas. Era point para artistas de todos os matizes. Numa dessa, apareceu lá Nelson Pereira dos Santos e chamou macalé para fazer Amuleto de Ogum. O documentário dirigido por Lacerda recompõe essa época, traçando um painel cultural do período.

Filmes que giram em torno do álcool (e do Oscar):

Now – iTunes/Apple TV, Goole Play e YouTube – Druk – Mais uma rodadacandidato a melhor filme internacional do Oscar, o dinamarquês de Thomas Vinterberg imagina quatro professores de escola que se propõem a um teste: beberem de manhã à noite, iclusive escondido durante o horário de aulas. Para justificar o que parece apenas uma pândega juvenil, eles se convencem que a decisão faz parte de um experimento psicológico e passam a registrar suas conclusões num ensaio escrito a oito mãos. Na verdade, uma desculpinha de bêbado. Querem é usar a bebida como uma espécie de libertação. O fim surpreende, e a m´suica escolhida para a cena final ajuda a criar um cult que será lembrado por um tempo: What a life, da banda dinamarquesa Scarlet Pleasure, tocada na cena final na comemoração de formatura dos alunos. Diz o seguinte: “Não sei onde estarei em cinco anos, mas sou jovem e estou vivo, então dane-se o que estao alando. Que vida!”.

YouTube – A ceia dos acusados (1934): casal carismático resolvendo o mistério de um assassinato sempre de copo na mão.

Oldflix e YouTube Farrapo humano (1945): o filme de Billy Wilder ganhou três Oscar(filme, roteiro adaptado e ator para Ray Milland). É um discurso humano sobre a liberdade de não ultrapassar os limites.

Apple Tv – Clube dos cafajestes (1978)filme cult queinaugurou os longas engraçados sobre festas sem limites nas universidades dos EUA. Estreia de John Belushi.

Apple TV, Google Play e YouTube –Cocktail ( 1988): com Tom Cruise jgando garrafas e chacoalhando coqueteleiras e um conquistador inveterado.

Netflix – Medo e delírio em Las Vegas (1998): estilo gonzo de jornalismo, nesta comédia lisérgica e divertida de tons surrealistas, recheada de álcool e ácido.

Google Play e YouTube– Sideways –Entre umas e outras (2004): popularizou as vinícolas da Califórnia. Levou o Oscar de roteiro adaptado e cunhou a frase dita pelo personagem Paul Giamatti: “Eu não vou beber porcaria nenhuma de Merlot”.

YouTube – Factotum: sem destino (2005): consegue ilustrar os porres e as obscenidades de maneira hilária e como o álcool foi determinante na genialidade do escritor Charles Buckowski.

Now, Apple Tv, Vivo Play, YouTube – Se beber, não case (2009): inaugurou a franquia e é um retrato perfeito e engraçado das consequências de um porre homérico. Todas as atitudes retornam e o que acontece em laão fica em Vegas.

Vivo Play e HBO – O grande Gatsby (2013): adaptação do livro de F.Scott Fitzgeraldo e com direção do australiano Baz Luhrmann (2013). É uma festa sem fim, regada a muiti champanhe, música e tendo como anfitrião um charmoso e carismático Leonardo di Caprio como Jay Gatsby.

Netflix – Entre vinho e vinagre (2019): a ótima humorista Amy Poehler em seu segundo longa como diretora, confirma que não não são só os homens que podem se divertir  enchendo a cara. Ela reúne várias humoristas talentosas para contar uma história hilária de um grupo de amigas numa viagem de férias por vinícolas de Napa Valley, na Califórnia.

 

LIVROS

Entrevistas(Kotter Editorial, R$39,90) – Cristina SerraA jornalista e ambientalista arquivou as entrevistas que fez para o jornal LEIA, de São Paulo, na década de 1980 com escritores, cronistas, compositores e poetas. São eles: Carlos Drummond de Andrade, Ferreira Gullar, João Cabral de Melo Neto, Fernando Sabino, Mario Quintana, Isabel Allende, João Ubaldo Ribeiro, Antonio Houaiss e Tom Jobim.

Guarani – A terra sem mal (Comix Zone, R$ 84,90) – Diego Agrimbau e Gabriel Ippóliti. A Guerra do Paraguai foi o conflito mais sangrento da história da América do Sul e que dizimou quase 90% da população masculina daquele país entre o fim de 1864 e o início de 1870. A história da batalha que durou seis anos acaba de ganhar uma versão em quadrinhos pela ótica dos dois autores argentinos. A trama parte da história ficcional  de um fotógrafo estrangeiro para mostrar, nos entrequadros, o trágico confronto entre a Tríplice Aliança entre o Brasil, Argentina e Uruguai contra o Paraguai. Num dos últimos confrontos, a Batalha de Acosta Nu morreram cerca de 3.500 crianças paraguaias, a maioria com barba e bigode pintados a carvão em seus rostos. O massacre do dia 16 de agosto de 1869 durou sete horas e ficou tão marcado no povo paraguaio que acabou se tornando o Dia das Crianças do país.

MOSTRAS PARA VER DE CASA:

Como os espaços culturais estarão fechados até o dia 4 de abril, poderemos ver sentados nas poltronas lindas exposições nos museus do Rio:

Museu de Arte Moderna – o projeto on-line do MAM Rio 3D(mam.rio/3d) mostra exposições dos Irmãos Campana – 35 revoluções, um retrospectiva da carreira da dupla de designers; Realce com 50 obras do acervo com obras assinadas por Adriana Varejão, Cildo Meireles e Lygia Clark; Cosmococa – Progra in progress: número poético de Quasi-Cinema, com cinco fotos doadas ao MAM pelo Projeto Hélio Oiticica e pelo cineasta Neville D’Almeida, além de A Dança na minha  experiência, com mais cem obras de Hélio Oiticica relacionadas a ritmo, música e dança.

Museu de Arte do Rio disponibiliza um tour virtual e o catálogo digital da mostra Casa Carioca, com mais de 600 obras de cem artisas de diversas gerações, com um recorte histórico sobre o coceito de moradia, ciclo de ocupações, remoções e ações de reordenamento urbano. Também é possível ver, no YouTube (/museudeartedorio), quatro vídeos com bastidores de montagem, entrevistas e curiosidades da exposição.

Museu do Amanhã – foi realizada em 2019 (museudoamanha.org.br) e a mostra versa sobre os desafios da alimentaçaõ da Humanidade no presente e no futuro. Com jogos, mapas interativos, fotos, dados e vídeos, Pratodomundo busca respostas para uma só pergunta: como allimentar dez bilhões de pessoas no planeta daqui a três décadas? Segundo a ONU, este será o número da população em 2050.

Museu do Meio Ambiente – no Jardim Botânico, a mostra Darwin: origem e evolução foi visitada por mais de 30 mil pessoas, pode ser conferida em www.mostradarwin.com.br. São 300 itens entre obras de arte,imagens e documentos que propõem um mergulho nas obras de Darwin. Pesquisas e viagens – inclusive pelo Brasil – do naturalista são apresentadas de forma lúdica e criativa.

Centro Cultural Banco do Brasil – com 140 obras do Museu Egípcio de Turim (Itália), o segundo maior do mundo em acervo do tipo, pode ser acessada on-line. A expxosição esteve no Rio em 2019 e reúne objetos que remontam à vida cotodiana, À religião e ao conceito de etrenidade do povo egípcio. No site gratuito: www.ccbvirtual.com.br.

Oi Futuro – expoente da Geração 80, Luiz Zerbini levou dezenas de árvores, plantas medicinais e ornamentais para dentro da Oi Futuro (www.oifuturo.com.brem mostra que aborda seu olhar sobre a natureza e sua preocupação com o futuro. Na exposição virtual, ele também apresenta quatro monnotipias inéditas, utilizando folhas de árvores diversas como matriz, além de um vídeo que conta os bastidores da montagem.

Museu Bispo do Rosário – A mostra Arte ponto vital marcou a reabertura da museus, na Taquara, e conta a história de Colônia Juliano Moreira, instituição psiquiátrica por onde passou o artista que dá npme ao museu. Além de trabalhos do próprio Bispo do Rosário, há pbras de outros 30 artistas, com Stella do Patrocínio, Arlindo Oliveira e Leonardo Lobão. São pinturas, esculturas, fotos históricas, vídeos e até aparelhos que eram usados em pacientes no iníco do século XX em tratamentos com choques e lobotomia.

MÚSICA

O rapper C.Tangana (nome do novo astro pop global espanhol) – está no streaming (Spotify e outros) o novo álbum do artistas de 30 anos El madrileño que divide com sumidades da música latina que vai dos franceses Gipsy Kings e do uruguaipo Jorge Drexler ao porto-riquenho José Felician, o cubano Elias Ochoa (Buena Vista Social Club) e TOQUINHO. O nosso artista, que trabalhou com Vinicius de Moraes, gravou “Comerte entera”, com batidas e versos do funk carioca.

 

LIVES

HOJE

18 hs – Art & Jazz Festivala  5ª edição do evento, desta vez on-line, reúne apresentações ao vivo no Teatro Municipal de São Paulo. O Jazz Não Morde e Funmilayo Afrobeat Orquestra (sex); Sweet Jazz e Alex Albino (sáb); e Yuri Prado e Mardigrass Afrojam (dom). Sab e dom, às 16h. Link liberado após cadastro no site jazzmansion.com. Grátis.

21 hs – FESTIVAL: Sete shows gravados compõem a programação do festival, que traz shows de Luciane Dom (20h) e Marina Íris (21h) nesta sexta; Aline Paes (20h) e Julia Vargas (21h) no sábado; e Áurea Martins, homenageada do festival, no domingo, às 21h. Nos repertórios, as cantoras escolheram músicas de diversos compositores que influenciaram suas carreiras, além de canções autorais. Sex, sáb e dom, às 20h e às 21h. No YouTube (/alinepaes). Grátis.

FESTIVAL MIMO – evento on line de hoje a domingo. A programação totalmente gratuita, ganhará o canal do festival  no YouTube no canal do festival. Entre as atrações estão Otto que cantará sucesso como Crua, Carinhosa e Lavanda, a banda curitibana Tuyo e a cantora paullista Cida Moreira. O coletivo francês Nouvelle Vague é o grande destaque internacional. Eles se apresentarão diretamente de Paris. YouTube (/mimofestivalbr).

Hoje – 19h10: Duda Brack; e 21 hs – o cantor Otto.

sábado – 20h05Pedro Luís;22h10 – Luedji Luna

domingo – 18h15Almério; 20hs: banda francesa Nouvelle Vague

9hs – Festlip – a 13ª edição do Festival Internacional das Artes da Língua Portuguesa reune, até 3ª feira, artistas de nove países que têm o português como língua oficial para apresentação ao vivo e grgatuitas. O homenageado deste ano, Mario Lúcio abre a programação com show direto de Cabo Verde . Entre os espetáculos teatraois, destaca-se “Dois (mundos), criada a patir do álbum Dois, da Legiao Urbana e que agora é levada À cena por artistas de nove países.Em talu.com.br/festlip/Home.html.

19 hs – a Sala Cecília Meireles abre a  série Música de Câmara,com  o grupo Harmonitango, interpretando a Ópera Tango “María de Buenos Aires”, composta por Astor Piazzolla (1991-1992) com libreto de Horacio FerrerEscrita em 1968, “María de Buenos Aires”, mistura música, movimento e palavras em uma narrativa imersiva sobre uma mulher chamada Maria e sua jornada espiritual e surrealista através da vida e da morte. É uma celebração do centenário do compositor e instrumentista argentino, ocorrido no dia 8 de março.Transmissão gratuita pelo YouTube da Sala. Com José Staneck, harmonica; Sheila Zagury, piano; e Ricardo Santoro, violoncelo. Participação dos cantores Marcelo Coutinho e Juliana Franco.

19hs – 10ª edição do Festival Mundo Pensante, hoje com músicos, produtores, DJs e gestores culturais, em oficinas e rodas de conversa com diversos shows on-line e gratuitos. Convidados: músico pernambucano Di Melo,  Banda de jazz paulista Metá Metá, a cantora Anelis Assumpção ( filha de Itamar) e a DJ Vivian Marques. Canal YouTube do festival.

20 hs –O q vc ouve: Sete shows gravados compõem a programação do festival, que traz shows de Luciane Dom (20h) e Marina Íris (21h) nesta sexta; Aline Paes (20h) e Julia Vargas (21h) no sábado; e Áurea Martins, homenageada do festival, no domingo, às 21h. Nos repertórios, as cantoras escolheram músicas de diversos compositores que influenciaram suas carreiras, além de canções autorais. Sex, sáb e dom, às 20h e às 21h. No YouTube (/alinepaes). Grátis.

20 hs – Festival Internacional de Cavaquinho: termina hoje com apresentação de Henrique Cazes dedicada ao cavaquinho brasileiro. Programação no Facebook (/festival cavaquinho). Transmissão pelo Youtube (/festival cavaquinho). Grátis.

20 hs – Badi Assad: a cantora e violonista estreia o programa on-line Volta ao mundo, onde vai receber convidados a cada semana. Nesta sexta (26), Badi Assad faz uma apresentação solo. Nas próximas semanas, recebe Swami Jr. (02/04), Fernandinho BeatBox (09/04), Carlinhos Antunes (16/04), Lívia Mattos .No YouTube (/BadiAssadOficial). Grátis.

21hs – Show beneficiente para o Retiro dos Artistascom Zezé Mota, Roberto Menescal e muitos outros.

SÁBADO

PARA CRIANÇAS E ADULTOS

11hs – João anda pra trás: o coletivo Buraco Show estreia seu primeiro espetáculo infantil. Com cenários e figurinos da carnavalesca Rosa Magalhães, a peça conta a história de um rei que, ao desaprender a andar para a frente, decreta que os habitantes do reino também passem a andar para trás. Grátis. YouTube.

10 hs –Estar em casa– transmitido do Teatro São Luiz, em Lisboa, o evento celebra o Dia Internacional do Teatro com programação gratuita 48 hs ininterruptas, a partir de hoje, entre exibições ao vivo e vídeo gravados.

Entre os artistas Moreno VElosoe Adriana  Calcanhottoo (com shows disponíveis por todo o evento). No estaremcasa2021.pt.

16 hs – Pedro Miranda:  No YouTube (/biscoitofino). Grátis. O cantor e compositor faz show ao vivo de seu novo disco autoral  Da Gávea para o mundo, com Dudu Oliveira (flauta e sax), Luis Barcelos (cavaquinho e bandolim), Rafael Mallmith (violão 7 cordas), Paulino Dias (percussão) e Bruno Barreto (percussão).

17 hs – Flávia Souza: acantora e compositora, ex-integrante do grupo “Negros por excelência”, apresenta o show “O que enegrece te enaltece?”. No Instagram (@kereahocu_holefan). Grátis.

17 e 21 hs – Cantos Fluminenses/ O Rio de Machado de Assis em canções. Com Mariana Baltar, Lui Coimbra, Marcos Suzano e Sergio Chiavazzoli. Grátis. No YouTube.com/luicoimbra

19 hs – 10ª edição do Festival Mundo Pensante, encerrado hoje com músicos, produtores, DJs e gestores culturais, em oficinas e rodas de conversa com diversos shows on-line e gratuitos. Convidados: a paraense luê, a mineira Urias, a Funmilayo Arobeat Orquestra e o cantor compositor Chico César.

Para fechar o evento, o DJ nuts assume as picapes com um set bem eclético. Canal YouTube do festival.

20 hs – 20º Festival #ZiriguidumEmCasa: celebrando a obra de Dóris Monteiro, o festival virtual apresenta shows virtuais de Carol Saboya, Claudette Soares, Claudio Lins, Dani Coimbra, João Cavalcanti, Joyce Moreno, Marcos Sacramento, Marcos Valle, Moyseis Marques, Oswaldo Gusmão, Patrícia Alví, Pilar, Quarteto Linha, Ricardo Silveira, Roberta Sá, Roberto Bahal, Rodrigo Faour, Sargaço Nightclub e Sônia Delfino.Link liberado aqui. Grátis.

20h30 –Antonia Medeiros: acompanhada do violonista Gabriel Quinto, a cantora e compositora vai apresentar músicas de seu novo álbum “Motriz”. No Sympla. Grátis.

21 hs – Afro Coltrane:  o quinteto formado por Nivaldo Ornellas (sax), Antonio Guerra (piano), Sergio Barrozo (contrabaixo), Didac Tiago (percussão), e Roberto Rutigliano (bateria) apresenta composiçoes de John Coltrane com bases afro-cubanas e afro-brasileiras. Show gravado no teatro Solar Botafogo para a plataforma Jazz On-line Club.No site jazzonline.club/brasil/. Grátis.

 

DOMINGO

PARA CRIANÇAS E ADULTOS

Farra dos Brinquedos– a banda formada pelo músicos Pedro Miranda, Elisa Addor, Bebel Niccioli, Carlos Sales e Rodrigo Ferrero lanã no YouTube o mix de vídeo e álbum Tudo quanto é coisa, com 11 canções que pretendem despertar nas crianças o fascínio pela música.

12 hsConversa de botequim 2 live transmitida diretamente da varanda do cantor e compositor Diogo Nogueira com participação de novos nome do samba. A live contará com o cantor Claudio Mendes, interpretando o garçom Alfredinho, dono do botequim. A transmissão acontece pelo Canal Youtube de Diogo Nogueira, gratuitamente. Entre as participações estão: Nego Álvaro, Marcele Brito, Família Macabu, Andreia Caffe, Fernando Procópio e amanda Amado, que cantarão músicas de seus repertórios e farão homenagens a ídolos do ssamba como Dona Ivone Lara, Jovelina Pérola Negra, Beth Carvalho, Zeca Pagodinho, Candeia e Arlindo Cruz.

16 hs – Festival Vozes do Interior: o evento que reúne talentos do interior do Rio apresenta shows de Jhasmyna (Nova Friburgo), Amanda Amado (Macaé), banda Indic Blue (Cabo Frio), Liw (Rio das Ostras) e DJ Ana Clara (Campos dos Goytacazes) nos intervalos.No YouTube (/festivalvozesdointerior). Grátis.

17 e 21 hs – Cantos Fluminenses/ O Rio de Machado de Assis em canções.Com Mariana Baltar, Lui Coimbra, Marcos Suzano e Sergio Chiavazzoli. Grátis. No YouTube.com/luicoimbra

Festival Gamboa de Portos Abertos– peças, exposições, oficinas e música. Hoje, quatro shows encerram a programação: 16hs – grupo  Harmonia Enlouquece; 17hs – Dorina; 18hs – Sexteto Sucupura; 19hs – Rita Benneditto. Toda a programação está no site www.festival gamboadeportosabertos.com.brGrátis.

 

SEGUNDA-FEIRA

17 hs– Luan Santana- o cantor faz um pocket show com classicos de sua carreira em homenagem aos vestibulandos do Brasil. No Instagram (@luansantana). Grátis

19hs – Márcia Guzzo: a cantora faz show de apresentação do seu novo EP autoral “Udayara”. No YouTube (/marciaguzzo). Grátis.

Luan Santana

O cantor faz um pocket show com classicos de sua carreira em homenagem aos vestibulandos do Brasil.

Serviço: Seg, às 17h. No Instagram (@luansantana). Grátis

QUARTA-FEIRA

Memória Musical – com apresentação do produtor musical Paulo Figueiredo….

 

TEATRO

19hs – Van Gogh –  o universo do pintor que se suicidou  aos 37 anos, após uma vida de negações. O ator é Elias Andreato, sob direção de Márcia Abujamra. Transmissões gratuitas via ZoomSábado e Domingo e  3 e 4 abril.

21h30 e 23 hs –Parabéns, senhor presidente – a comédia biográfica estrelado por Danielle Winnits e Christine Fernandes transporta-se para o ano de 1962 ao contar a história de Marilyn Montoe e Maria Callas, dois mitos da femilidade do século XX durante a festa de comemoração do aniversário de John Kennedy. De hoje (6ª) a domingo, com ingressos gratuitos por meio do Sympla.

18 hs e 21 hs – Revolução na América do Sul – texto mais importante de AugustoBoal e apresenta o operário José da Silva, um representante do povo, à procura de uma solução para a fome que o devora.  De hoje (6ª) a segunda-feira.Via Zoom.

19 hs 27´s(lê-se vinte setes)– Vera Holtz, Guilherme Leme e Gustavo  Rodrigues que será apresentado no YouTube, a partir de amanhã (sábado) até o dia 31 (quarta-feira). Mistura teatro e cinema e passeia pela biografia de grandes estrelas da música que morreram aos 27 anos como Jimmi Hendrix, Kurt Cobain, Janis Joplin, Amy Winehouse. E conta a trajetória de um famoso roqueiro fictício, interpretado por Gustavo Rodrigues. No YouTube e no Instagram serãoo realizados bate-papos com Gustavo Rodrigues e convidados. Hoje, 2ª e 4.

20 hs – Maria!o espetáculo biográfico que acompanha um dia na vida do cronista e compositor Antônio Maria (1921-1964). Com Claudio Mendes e Maria Clara Valle, com direção de Inez Viana. Sábado. Instagram (/mariaoespetaculo).

18 hs – A Lua vem da Ásia: estreia hoje a peça com Chico Diaz e com transmissão on-line do Teatro Petra Gold. Levanta questões sobre os limites do poder, das hierarquias e o lugar de cada cidadão na sociedade. A obra surrealista. carregada de humor ácido, retrata o diário de um homem hospedado em um hotel de luxo – ou talvez um campo de concentração ou um manicômio. Acesso através do Teatro Petra Gold, com ingressos a R$20. Todos os domingos até 18 de abril.

Youtube – Macbeth 2020: um dos textos mais célebres de Shakespeare carrega a fama de maldito, com toda uma mística de acidentes em encenações desde o século XVII. Este é o mote do espetáculo em formato de teatro dirigido por Luis Lobianco, que ficará disponível gratuitamente de hoje a 30 de maio no YouTube. Ao lado parceiros da Cia Buraco Show (criada em 2012 e recém fechada no Buraco da Lacraia, na Lapa) como Simone Mazzer, Pedroca Monteiro, Sidnei Oliveira e Letícia Guimarães. Numa estrutura de falso documentário personagens como Rejane Galdán,, diretora de teatro contemporâneo, a diva portuguesa Brigitte Fausta e o performer Su Weismann narram suas experiências com a “peça escocesa”, como o clássico é chamado por quem quer evitar o mau agouro de pronunciar o título.

 

📺 Agenda Cultural na TV
📆 Sexta-feira 26/03/2021
💉 VACINA JÁ PARA TODOS, COM SERINGA CHEIA!!!!!

13:25: Canal Megapix (652): “O Grande Assalto”, ação, (O policial Mike Chandler (Nicolas Cage) e um jovem passageiro civil encontram-se despreparados e desarmados quando o destino os coloca diretamente na mira de um ousado roubo de um banco. Inspirado em fatos reais.); Elenco: Nicolas Cage, Michael Rainey Jr., Sophie Skelton; Direção: York Alec Shackleton, 2018, USA/BUL;

13:25: Canal TNT HD (651): “Godzilla (1998)”, ficção, (Enorme monstro causa pânico e destruição. Biólogo que estuda efeitos da radiação depois do acidente de Chernobyl, é chamado para investigar.); Elenco: Matthew Broderick, Maria Pitillo, Hank Azaria, Jean Reno, Kevin Dunn, Michael Lerner; Direção: Roland Emmerich, 1998, USA/JPN;

14:25: Canal Brasil (650): “Os Cafajestes”, drama, (Um vigarista e seu amigo fotógrafo levam garotas para passear e tiram fotos delas nuas, para fazer chantagem com seus amigos e familiares.); Elenco: Jece Valadão, Hugo Carvana, Glauce Rocha, Norma Bengell, Daniel Filho, Lucy de Carvalho; Direção: Ruy Guerra, 1962, BRA;

⚽ 14:45: Canal Fox Sports (573): “Arsenal x Olympiacos, Ao Vivo”, futebol, (Partida de futebol pela Liga Europa.); 2021, BRA;

15:00: Canal Arte 1 (553): “Arte 1 Documenta – Buster Keaton: Desajustado em Hollywood”, drama, (O filme narra a trajetória de Buster Keaton, o gênio dos filmes mudos, desde seu estrelado em Hollywood aos dramas de sua vida.); Direção: Jean-Baptiste Peretie, 2018;

15:05: Canal Telecine Cult (666): “Matar ou Morrer”, western, (Para o xerife Will Kane, o dia do seu casamento será marcado não pela emoção, mas pela adrenalina e a perseguição com o perigoso bandido Frank Miller. Miller fugiu atrás de vingança, já que Kane o colocou na prisão.); Elenco: Gary Cooper, Grace Kelly, Thomas Mitchell; Direção: Fred Zinnemann, 1952, USA;

15:28: Canal Space HD (654): “2012”, ação, (No ano de 2012, como previu o antigo Calendário Maia, um cataclismo faz com que o mundo chegue a seu fim. No meio dos acontecimentos apocalípticos, o escritor Tony Curtis começa uma viagem desesperada para salvar sua família.); Elenco: John Cusak, Chivetel Ejiofor, Amanda Peet, Oliver Platt, Thomas McCarthy, Wood Harrelson, Danny Glover, Liam James; Direção: Roland Emmerich, 2009, USA;

16:00: Canal Brasil (650): “Mostra Docs Musicais: Yorimatã”, documentário, (Luhli e Lucina se unem pelo sonho libertário, vida comunitária e experimentação musical em meio ao movimento hippie nos anos 1970. Amor e música ao lado do companheiro e fotógrafo Luiz Fernando Borges.); Direção: Rafael Saar, 2016, BRA;

16:30: Canal Curta (556): “Vocacional: Uma Aventura Humana”, documentário, (O cineasta Toni Venturi revisita uma página emocionante e ignorada da história da educação pública no país: os seis ginásios Vocacionais do estado de São Paulo, que na década de 1960 foram reprimidos pela ditadura militar. Concebidos por Maria Nilde Mascellani, uma das mais importantes educadoras brasileiras, os colégios tinham uma proposta à frente do seu tempo: fazer o aluno pensar, trabalhar em grupo e desenvolver a sensibilidade artística e as habilidades técnicas. Partindo do olhar pessoal do diretor, que participou dessa experiência escolar, através do depoimento de vários ex-alunos e ex-professores, o documentário contribui para a compreensão sobre a precariedade do ensino público atual e seus desafios para o futuro.); Direção: Tony Ventury, 2011, BRA;

16:40: Canal Telecine Cult (666): “Bastardos Inglórios”, ação, (Durante a Segunda Guerra Mundial, um grupo de judeus conhecido como Bastardos Inglórios se une para combater o nazismo. Eles espalham o terror, mas seu maior desafio é dar fim ao poder de Hitler.); Elenco: Brad Pitt, B. J. Novak, Christoph Waltz, Daniel Brühl, Diane Kruger; Direção: Quentin Tarantino, 2009, USA/DEU;

16:40: Canal Telecine Touch (663): “O Garoto da Casa ao Lado”, suspense, (Claire Peterson se envolve com o novo vizinho após descobrir uma traição. Arrependida, ela pede que o garoto se afaste, mas ele está disposto a ir às últimas consequências para ter o que deseja.); Elenco: Jennifer Lopez, Ian Nelson, John Corbett, Ryan Guzman; Direção: Rob Cohen, 2015, USA;

⚽ 16:50: Canal Fox Sports (573): “Milan x Manchester United, Ao Vivo”, futebol, (Partida de futebol pela Liga Europa.); 2021, BRA;

18:20: Canal Brasil (650): “Tapete Vermelho”, comédia, (Quinzinho mora em uma roça distante da cidade grande. Decidido a cumprir uma promessa, ele quer levar seu filho para assistir a um filme do Mazzaropi num cinema, assim como fez seu pai quando era garoto.); Elenco: Matheus Natchtergaele, Gorete Milagres; Direção: Luís Alberto Pereira, 2005, BRA;

19:20: Canal Telecine Cult (666): “Sessão Novos Clássicos: A Escolha de Sophia”, drama, (Sofia Zawistowska sobreviveu a um campo de concentração e hoje vive nos EUA com o namorado Nathan. Com a chegada de Stingo, eles logo se tornam amigos, mas o passado da mulher volta para assombrá-los.); Elenco: Meryl Streep, Kevin Kline, Peter Macnicol; Direção: Alan J. Pakula, 1982, USA/GBR;

19:22: Canal Space HD (654): “Travessia”, drama, (Roberto acabou de perder a esposa e está solitário e infeliz. Além disso, o relacionamento com seu único filho, Júlio, vai de mal a pior. Um dia, após se embebedar, ele acaba atropelando um garoto.); Elenco: Camilla Camargo, Caio Castro, Chico Diaz; Direção: João Gabriel, 2015, BRA;

20:00: Canal Curta (556): “Margem”, documentário, (Durante dois dias e três noites, uma embarcação navega lentamente pelo rio Amazonas, partindo da fronteira entre Brasil e Colômbia, em direção à cidade peruana de Iquitos. A margem se revela diante da câmera à medida em que os passageiros divagam sobre um território de múltiplas feições e em constante transformação.); Direção: Maya Da-Rin, 2007, BRA;

20:00: Canal Space (654): “Epidemia”, ação, (Um homem e uma mulher se veem obrigados a juntarem suas forças para conterem a contaminação por um vírus mortal que ameaça toda a população dos EUA.); Elenco: Dustin Hoffman, Rene Russo, Morgan Freeman; Direção: Wolfgang Petersen, 1995, USA;

20:15: Canal Telecine Premium (661): “Billy The Kid – O Fora da Lei”, western, (No Velho Oeste, Rio foge com a irmã após matar o pai para defender a mãe. Seu tio então inicia uma caçada pela dupla, que acaba envolvida no conflito entre um famoso fora da lei e um respeitado xerife.); Elenco: Ethan Hawke, Chris Pratt, Dane Dehaan, Jake Schur, Leila George; Direção: Vincent D’onofrio, 2019, USA;

21:00: Canal Curta (556): “Operação Pedro Pan”, diversos, (No início dos anos 1960, mais de 14 mil crianças e adolescentes cubanos embarcaram em um voo sem volta para os EUA. Eles foram confiados à Igreja católica de Miami por suas famílias, preocupadas com a aproximação entre Cuba e a União Soviética. Essa operação foi orquestrada por forças anticastristas com o apoio do governo norte-americano. A decisão dos pais de mandar os filhos para um lugar considerado seguro durante os tumultuados anos que se seguiram à revolução cubana foi estimulada por boatos de que o novo regime iria suspender o pátrio poder e doutrinar as crianças de acordo com a ideologia comunista. A separação das famílias foi, porém, muito mais longa e dolorosa do que o previsto. Neste filme, vários cubanos enviados aos EUA quando eram crianças descrevem o impacto da Operação Pedro Pan em suas vidas. Além disso, entrevistas com especialistas norte-americanos e cubanos e imagens de arquivo da época traçam o contexto histórico em que ocorreu esse episódio pouco conhecido da Guerra Fria na América Latina.); Direção:Maurício dias e Kenya Zanatta, 2020, BRA;

21:30: Canal Arte 1 (553): “Arte 1 Apresenta: Jazz e o Clássico”, musical, (O produtor e músico norte-americano Larry Rosen realiza o festival Jazz and the Philharmonic para reunir o melhor do jazz e da música clássica em um mesmo concerto com grandes nomes de ambos os estilos.); Direção: Larry Rosen e Brad Bernstein, 2013;

21:55; Canal Studio Universal: “A Grande Muralha”, drama, (No século XV, William e Tovar são dois mercenários em busca de “pó negro” (pólvora). Depois de escaparem do ataque de uma criatura misteriosa, eles se encontram, acidentalmente, aos pés da Grande Muralha.); Elenco: Matt Damon, Tian Jing, Willem Dafoe, Andy Lau; Direção: Yimou Zhang, 2016, USA/CHI;

22:00: Canal Telecine Cult (666): “Sessão Novos Clássicos: A Outra História Americana”, drama, (Derek é um neonazista que vai preso após matar dois homens negros. Livre após três anos, ele decide fazer de tudo para que seu irmão mais novo não siga seus passos. Indicado ao Oscar de Melhor Ator.); Elenco: Edward Notton, Beverly D’angelo, Edward Furlong, Ehan Suplee, Jennifer Lien; Direção: Tony Kaye, 1998, USA;

23:00: Canal Arte 1 (553): “Sessão Clube Arte 1: Renoir”, western, (Dirigido pelo francês Gilles Bourdos, o filme narra como a jovem Andrée inspirou um atormentado Pierre-Auguste Renoir a retomar a pintura e seu filho Jean Renoir a se dedicar ao sonho de fazer cinema.); Elenco: Michel Bouquet, Christa Théret, Vincent Rottiers, Laurent Poitrenaux, Michèle Gleizer; Direção: Gilles Bourdos, 2012, FRA;

24:35: Canal Brasil (650): “Matou a Família e Foi ao Cinema (1991)”, drama, (Assim que mata os pais a navalhadas, um homem vai ao cinema assistir Perdidos de Amor. Paralelamente, outros fatos violentos se sucedem em meio ao romance entre duas moças.); Elenco: Claudia Raia, Louise Cardoso, Alexandre Frota, Maria Gladys, Guará Rodrigues, Mariana de Moraes, Sandro Solviatti; Direção: Neville D’Almeida, 1991, BRA;