Filme de Eisenstein reabre Cine ABI


08/03/2010


Com a exibição do documentário “Que viva México!”, de Grigory Alexandrov e Sergei Eisenstein, o Cine ABI reabre a sua programação na quinta-feira, 11 de março, às 18h30. A sessão faz parte da estréia do ciclo  “Sou louco por ti América, com exibições quinzenais, às quintas-feiras, no mesmo horário, na Sala Belisário de Souza, no 7º andar da sede da Associação, no Centro do Rio. A novidade é que os primeiros 25 espectadores de cada sessão receberão pipoca e guaraná  grátis, oferta do SindPetro.
 
Depois de revolucionar a edição cinematográfica com as montagens de “O Encouraçado Potenkin” e “A Greve”, o diretor soviético Sergei Eisenstein foi para Hollywood testar sua capacidade na indústria cinematográfica estadunidense.
 
Eisenstein, Grigory Alexandrov e o diretor de fotografia Eduard Tisse — maravilhados com a etnia, geografia e a diversidade cultural mexicana — começaram a filmar um documentário altamente estilizado do povo e da sociedade volátil do México.
 
Infelizmente, por problemas financeiros, o diretor não conseguiu editar o filme. Mas, em 1979 (a partir de longas anotações, desenhos de próprio punho, e rigorosa orientação do mestre Eisenstein), Alexandrov conseguiu finalizar a melhor e definitiva versão e a mais próxima possível do projeto inicial. “Que viva México!” é uma combinação brilhante: etnográfica, política, dramática e surrealista.