FIJ lança campanha pela ratificação da Convenção 190 da OIT sobre violência e assédio no trabalho


28/11/2021


Publicado no portal da FENAJ

A violência e o assédio contra as mulheres jornalistas ocorrem em todo o lado: nas redações, em relação às fontes de informação, em casa, a caminho de casa ou na Internet. A violência e o assédio têm consequências devastadoras para o jornalista visado, afetando seu bem-estar, seu trabalho, sua vida privada e, em última análise, a liberdade de imprensa.

Para comemorar 25 de novembro, Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra Mulheres e Meninas, a Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ) conclama todos os seus sindicatos a fazerem campanha pela ratificação plena da Convenção 190 da OIT por parte de seus governos.

Precisamos que esta convenção e suas recomendações sejam ratificadas por governos de todo o mundo.

Porque? Porque pode mudar a vida de jornalistas e cidadãos ao proibir o assédio e a violência no mundo do trabalho e tornar os ambientes de trabalho livres de violência.

O jornalismo é uma profissão perigosa. Para cobrir as notícias de última hora, os jornalistas viajam para zonas de guerra, conflito e desastres naturais. Ao reportar sobre corrupção, violações dos direitos humanos e / ou pressão política, os jornalistas costumam sofrer represálias dos setores mais poderosos da sociedade.

Muitas vezes, as jornalistas são o foco específico dessa violência . De acordo com as estatísticas da FIJ , quase 65% das mulheres que trabalham na mídia foram intimidadas, ameaçadas ou abusadas em conexão com seu trabalho. Esta é uma ameaça à liberdade de expressão e de imprensa.

O documento C190 da OIT pode mudar isso. Muda a vida das jornalistas ao proibir a violência no mundo do trabalho e torná-la um problema de saúde e segurança pública ao qual as autoridades e empregadores da mídia devem responder.

Leia mais em fenaj.org.br
https://www.instagram.com/p/CWonjnyL6lP/?utm_medium=share_sheet