Festival de Cannes premia projeto do Congresso em Foco e da FCB Brasil


12/07/2021


Congresso em Foco


Aqui na redação a gente trabalha duro e não aceita informação pela metade.

Bom, acho que aí no seu trabalho também não.

Trabalhamos com um time de jornalistas premiados, com qualidade de apuração e de análise, para trazer informação confiável para você. Fomos o único veículo premiado em Cannes, com um projeto inovador de monitoramento de dados para as eleições de 2018. Confira:

O Trending Botics é uma ferramenta que monitorou o uso de robôs (bots) no Twitter durante a eleição presidencial de 2018 e levou o Leão de Bronze no Cannes Lions: o prêmio de propaganda e criatividade mais cobiçado do mundo. O projeto foi desenvolvido em parceria com a FCB Brasil, analisou mais de 132 milhões de tuítes relacionados à disputa presidencial e identificou a atuação de mais de 173 mil prováveis robôs na rede. Os bots espalharam 4,5 milhões de mensagens produzidas de maneira artificial, interferindo na discussão pública sobre a sucessão presidencial, muitas vezes com fakes news (notícias falsas). A análise resultou em diversas reportagens publicadas pelo jornal atingindo quase 5 milhões de usuários únicos em outubro de 2018.

Fomos o único veículo brasileiro a conquistar um leão na categoria “Digital Craft” (“Trabalho Digital”, em tradução livre), que se juntou à coleção de prêmios do Congresso em Foco, que reúne, entre outros, um Prêmio Esso de Jornalismo, três Vladimir Herzog e um Embratel Tim Lopes de Jornalismo Investigativo (fomos o primeiro veículo digital a conquistar essa premiação).

Foi um trabalho supercorajoso, que envolveu muita gente e incomodou tantas outras na véspera das eleições. Temos orgulho desse projeto inovador que ajuda a chamar a atenção para o grande problema que é o impulsionamento artificial de notícias, Joanna Monteiro, CCO da FCB Brasil.

Leia mais sobre o prêmio em https://congressoemfoco.uol.com.br/eleicoes/projeto-do-congresso-em-foco-e-da-fcb-recebe-premio-em-cannes/