Festival 3i debate modelos de negócios no jornalismo


31/10/2017


Oito organizações nativas digitais, que inovam no jornalismo onlinenas Américas, se juntaram para trazer ao Brasil o Festival 3i, no início de novembro (dias 11 e 12), no Rio, sobre o futuro da informação.

As plataformas Agência Lupa, Agência Pública, Brio, Jota, Nexo, Nova Escola, Ponte Jornalismo e Repórter Brasil se uniram ao Google News Lab. O evento vai abordar, entre outros temas, financiamento independente e sustentabilidade, modelos de negócio, tecnologia aplicada ao jornalismo, polarização nas redes sociais e fact-checking.

Entre os convidados internacionais estão o norte-americano Glenn Greenwald, fundador de The Intercept Brasil; a inglesa Claire Wardle, do Cross Check, projeto que reuniu organizações para checar os presidenciáveis na França; a norte-americana Angie Holan, do Politifact, vencedora do Prêmio Pulitzer; José Luis Pardo, do projeto En Malos Pasos, que cobre violência em sete países; Martin Pellecer, diretor do site guatemalteco Nómada; e a portuguesa Mariana Santos, diretora da rede Chicas Poderosas.

Também participam do Festival o ator Gregório Duvivier, que apresenta o Greg News no canal HBO, primeiro jornal satírico da tevê brasileira; Ana Estela de Sousa Pinto, repórter especial da Folha de S.Paulo; Pablo Ortellado, pesquisador da USP; Marco Túlio Pires, coordenador do Google News Lab no Brasil; Luis Alt, do Design Thinking Brasil, e Pedro Doria, da newsletterMeio.

O Festival será no IAB (beco do Pinheiro, 10, no Flamengo). Quem tem mais informações é Gilberto Scofield Júnior, no gilberto.scofield@gmail.com ou 21-992-749-568.

Fonte: Portal dos Jornalistas