Festa do Prêmio Jabuti em São Paulo


06/11/2009


CBL

Solenidade de entrega do Prêmio Jabuti 2009

Cerca de 1.300 pessoas prestigiaram, na noite desta quinta-feira, 4, a cerimônia de entrega do 51º Prêmio Jabuti, um dos mais importantes da literatura brasileira, organizado pela Câmara Brasileira do Livro(CBL). A solenidade, conduzida pelo jornalista e crítico de cinema Rubens Ewald Filho, foi realizada na Sala São Paulo, no Centro da capital paulista. Mais de 50 jornalistas de todo o País participaram da cobertura do evento.

Os ganhadores das 21 categorias foram recebidos no palco da Sala Paulo por Rosely Boschini, Presidente da CBL; José Luiz Goldfarb, curador do Prêmio Jabuti; Marcelo Almeida, Deputado Federal e Presidente da Frente Parlamentar da Leitura; e, representando o Prefeito Gilberto Kassab, Carlos Calil, Secretário de Cultura do Município de São Paulo.

As grandes estrelas desta edição foram o escritor Moacyr Scliar, vencedor do Prêmio Jabuti de “Melhor livro do ano de ficção”, e na categoria Romance com o livro “Manual da paixão solitária”(Cia. das Letras); e ainda Marisa Mojolo e João Luís Ceccantini, que conquistaram o Prêmio Jabuti de Melhor livro do ano de não-ficção, com a obra “Monteiro Lobato: Livro a Livro” (Unesp/Imprensa Oficial), que também venceu na categoria Teoria/Crítica Literária.
—Gostaria de mencionar a CBL que consolidou este prêmio como Oscar literário”, destacou Moacyr Scliar no discurso de agradecimento. 

CBL

Marisa Lajolo e João Luís Ceccantini

O estímulo do Prêmio Jabuti à pesquisa acadêmica foi exaltado por Marisa Mojolo, que contou com o envolvimento de 50 pesquisadores de diversas universidades brasileiras para traçar o panorama da obra infantil escrita por Monteiro Lobato.
— A idéia do livro nasceu de pesquisa desenvolvida pela Unicamp e Unesp, com o apoio da Fapesp. É uma alegria vencer com este trabalho acadêmico coletivo. O livro foi produzido por jovens mestrandos e doutorandos e publicado por uma editora universitária, a Unesp, e por uma editora pública — a Imprensa Oficial.

Intervenções

A cerimônia foi marcada por intervenções literárias do ator Mauro Mendonça que fez a leitura de trechos de obras de escritores de destaque como Euclides da Cunha — cujo centenário de morte foi brindado com diversas homenagens ao longo de 2009 — e de vencedores da 51ª edição do Prêmio Jabuti como Moacyr Scliar e Fabricio Carpinejar, 1º lugar na categoria Contos e Crônicas, com o livro “Canalha! — crônicas”, da Editora Bertrand Brasil.
—Este prêmio não é para prender o papel e sim para libertar o papel. Me deixa mais inconsciente, aumenta o delírio de escrever. É uma vaidade, mas uma vaidade bem dosada que faz bem e exercita a alma crítica. É uma demonstração do retorno do leitor e da crítica. Perante a este reconhecimento, não há como não morder o lábio, afirmou Carpinejar, durante o evento.

Vanessa Bárbara, autora de “O Livro Amarelo do Terminal” (Cosac Naify), 1º lugar na categoria Reportagem, também sublinhou o incentivo resultante da conquista da tradicional premiação:
—Receber o Jabuti estimula e dá a vontade de continuar a escrever. E não apenas para mim, mas para outros autores como eu. 

CBL

Mauro Mendonça

Brasil-França

Em razão das celebrações oficiais do Ano da França no Brasil, a organização do Prêmio Jabuti criou a categoria Melhor tradução de obra literária francês-português, exclusivamente para esta edição. Segundo Rosely Boschini, Presidente da CBL, o francês é a segunda língua mais traduzida no mercado editorial brasileiro, que conta com uma fatia de 30% de obras estrangeiras.

O livro vencedor foi “O Conde de Monte Cristo”, de Alexandre Dumas, traduzido por André Telles e Rodrigo Lacerda, pela Jorge Zahar Editora. O segundo lugar ficou com “Topografia ideal para uma agressão caracterizada”, de Rachid Boudjedra, com tradução de Flávia Nascimento, pela Editora Estação Liberdade. Em terceiro lugar,

“A elegância do ouriço”, de Muriel Barbery, traduzido por Rosa Freire d’Aguiar, pela Editora Schwarcz.

O Presidente do Comissariado Brasileiro do Ano da França no Brasil, Danilo Santos de Miranda, comentou o caráter singular da participação no prêmio:
—O fato de se homenagear uma obra francesa por ocasião da entrega desse tradicional prêmio é sem dúvida uma ocasião muito especial. O Ano da França no Brasil se sente muito bem homenageado e representado por integrar esta que é a grande celebração do livro e na literatura no Brasil.

O adido de Cooperação e Ação Cultural do Consulado da França em São Paulo, Jean-Martin Tidori, afirmou que a participação francesa no Jabuti vai contribuir para o crescente interesse do público brasileiro por livros franceses.
—É muito importante participarmos da tradição desse evento, já que o francês faz parte das raízes da literatura e cultura brasileiras.

O adido para a promoção do livro do Consulado-Geral da França no Rio de Janeiro e Diretor da Mediateca da Maison de France, Jérémie Desjardins, elogiou a oportunidade lembrando ser a primeira oferecida pelo Jabuti a um país estrangeiro.
— Cerca de 500 títulos franceses são comprados por ano pelo mercado nacional, o que não significa que são publicados. O projeto do Ano da França no Brasil contribuiu com a compra de mais 100 deles, aumentando significativamente a fatia das obras francesas no circuito.

Recorde

O curador do Prêmio Jabuti José Luiz Goldfard comemorou o recorde de inscrições em um ano de crise econômica, que totalizou 2.574 participantes, o que representa um crescimento em torno de 20% em relação à edição 2008:
—Além do recorde de inscritos, mantivemos a qualidade, pois as disputas foram bem acirradas, os jurados tiveram dificuldades para definir os ganhadores. Em relação ao Ano da França no Brasil, a influência francesa faz parte de nossa cultura. O Jabuti se mostrou antenado ao criar uma categoria só para este ano. Tanto as obras que ganharam quanto as que perderam, houve uma variedade de clássicos traduzidos por nomes de altíssimo nível. Mostra a presença atual dos autores franceses, sem ficar só nas grandes referências do passado.

A lista completa dos vencedores pode ser acessada no site www.cbl.org.br.