Festa do jornalismo brasileiro em Santa Catarina


07/08/2008


 Marcelo Bittencourt

Assembléia Legislativa de Santa Catarina

Em sessão solene repleta de autoridades e prestigiada pelo público, a Assembléia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) comemorou, na noite desta quarta-feira, dia 6, o centenário da Associação Brasileira de Imprensa e os 40 anos da Associação Catarinense de Imprensa.

Além dos pronunciamentos de praxe, dois acontecimentos marcaram o evento: o lançamento do livro “Um catarinense visionário: Gustavo de Lacerda e o centenário da ABI”, do jornalista Moacir Pereira; e a palestra “A mídia em transformação: uma nova relação com a comunidade”, apresentada pelo empresário Jayme Sirotsky, membro do Comitê Executivo e ex-Presidente da Associação Mundial dos Jornais, Vice-presidente da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) e Presidente do Conselho de Administração do Grupo RBS.

Coube ao Deputado Marcos Vieira (PSDB) o primeiro pronunciamento da noite, representando os parlamentares com assento na Casa. Marcos elogiou a escolha do Parlamento para sediar a cerimônia, em virtude da estreita relação deste Poder com a imprensa:
— É essencial reconhecer a importância da imprensa para uma sociedade mais justa e democrática. E a democracia tem no Poder Legislativo uma garantia de continuidade — destacou ele em seu discurso, ressaltando também a figura do catarinense Gustavo de Lacerda, fundador da ABI.

Parcerias

Relembrando a trajetória dos 40 anos da ACI, que inclui uma série de bons serviços prestados não só aos profissionais da mídia, empresários e colaboradores, mas, sobretudo, à população de Santa Catarina, o Presidente da entidade, Ademir Arnon, enalteceu a realização de parcerias com instituições públicas e privadas e a promoção de campanhas de caráter social, que elevam a cultura catarinense e congregam os que atuam na área:
— Ressalto as parcerias que a instituição vem realizando com os Poderes do estado, sempre voltadas para o interesse público, revelando as maravilhas concebidas e conquistadas por este extraordinário povo. 

                                    Solon Soares/Alesc

     Waldir Vital Cobalchini, Reno Caramori e Maurício

 
O Presidente da ABI, Maurício Azêdo se disse feliz pela comemoração acontecer em Santa Catarina, terra de Gustavo de Lacerda, e declarou que a instituição continua com a mesma concepção ao longo de seus cem anos:
— Defender o jornalismo, o livre acesso à informação e a liberdade de imprensa e trabalhar por um futuro com cidadania para o País.

Maurício Azêdo recebeu do Presidente da Alesc, Deputado Julio Garcia, uma placa, com texto da homenagem do Poder Legislativo Catarinense à Casa do Jornalista, com o seguinte teor: “À Associação Brasileira de Imprensa (ABI) por seu centenário e pela destacada atuação no fortalecimento da democracia do País, dignificando a classe jornalística.” A ABI foi saudada também pela Federação Catarinense de Municípios (Fecam) com o título de Honra Municipalista, numa homenagem à imprensa brasileira, “cujas ações culminaram com o fortalecimento dos municípios brasileiros”. 

A exaltação à liberdade de imprensa e à ordem democrática também foi tema do pronunciamento do Governador Luiz Henrique da Silveira (PMDB):
— A democracia é exercida por um triângulo constituído por Parlamento, Imprensa e Justiça soberanos e livres. A ABI tem longa trajetória, secundada pela ACI, na luta por estes princípios e valores. Como exaltador da liberdade de imprensa e da democracia, saúdo as duas associações, que são a bandeira da liberdade de escrever, falar e pensar.

Livro

Em “Um catarinense visionário: Gustavo de Lacerda e o centenário da ABI”, Moacir Pereira traça o perfil biográfico de Gustavo de Lacerda, repórter nascido na antiga Desterro (atual Florianópolis) que fundou a Associação Brasileira de Imprensa em 7 de abril de 1908. O livro também trata da criação e dos episódios que marcaram a Casa do Jornalista, que foi idealizada por Alirio Bossle e se tornou realidade em 1º de março de 1968.
 

 Solon Soares/Alesc

Ademir Arnon, Maurício Azêdo, Sirotsky, Juarez Ponticelli, Hermes de Nadal e Moacir Pereira

Moacir Pereira, que ao longo dos últimos anos se dedicou a pesquisas, entrevistas e estudos sobre a vida e obra de Gustavo de Lacerda, falou de seu entusiasmo pela trajetória do jornalista:
— Quanto mais sei, mais horizontes se abrem e mais rico se torna o personagem. O fundador da ABI viveu na mesma época da mais iluminada constelação de estrelas da literatura e do jornalismo no Brasil. Nomes como Ruy Barbosa, José do Patrocínio, Coelho Neto, João do Rio, Artur Azevedo, Graça Aranha, Luiz Delfino, Lima Barreto, Olavo Bilac e Machado de Assis falam por si.

O escritor e jornalista agradeceu “o apoio da Assembléia Legislativa e a decisiva participação de seu Presidente, Deputado Júlio Garcia (DEM), que contribuíram para tornar possível este projeto cultural”. Também destacou o que chamou de “cerimônia única e histórica” e a “incorporação do Governo do estado, Poder Legislativo, Tribunal de Justiça, de empresas jornalísticas e dos profissionais nos eventos comemorativos que superaram todas as expectativas”.

Palestra

                       Marcelo Bittencourt

                                          Jayme Sirotsky

 
Em sua palestra, Jayme Sirotsky falou sobre as transformações da mídia e seus efeitos na sociedade. Ressaltou que a imprensa brasileira e, em especial, a catarinense estão vivendo um momento verdadeiramente histórico com as comemorações do centenário da ABI, “entidade referencial para a democracia e quartel-general da resistência contra os inimigos de todas as liberdades”.

Depois de saudar os 40 anos de fundação da ACI, que classificou como “o nosso posto avançado na luta diária pelo direito de informar e de ser informado”, Sirotsky falou sobre o papel da imprensa e da livre expressão, destacando que a mídia nacional se encontra “cada vez mais integrada neste novo mundo da comunicação plena, a partir da convivência com os vertiginosos avanços tecnológicos”. Frisou também a relação entre imprensa e democracia, por ele rotuladas de “irmãs siamesas”.

  • Santa Catarina festeja cem anos da ABI/ Programação completa