Feira Internacional de Fotografia movimenta o setor


12/08/2008


A 16ª edição da Photoimagebrazil — Feira Internacional de Imagem, acontece a partir desta terça-feira, 12, e segue até o dia 15, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo. Mais de 130 expositores de todo o mundo participam do maior evento de fotografia e imagem da América Latina, que deverá receber cerca de 30 mil visitantes.

Com o apoio da Associação Brasileira da Indústria de Material Fotográfico e de Imagem (Abimfi) e do Sindicato das Empresas de Artes Fotográficas no Estado de São Paulo (Seafesp), a feira tem como objetivo apresentar o que há de mais novo no mercado de fotografia para empresários, profissionais e amantes da arte.

Para Duda Escobar, uma das organizadoras da Photoimagebrazil, a expectativa é que a edição deste ano apresente crescimento de 15% em relação ao evento de 2007, quando o volume de negócios alcançou R$ 74 milhões:
— Esta será uma oportunidade especial para aquecer o setor e apresentar aos profissionais as tendências no ramo fotográfico e de imagem.

O evento vai reunir ainda profissionais do Brasil e do exterior, que participarão de palestras, painéis e outras atividades de interação com o público. O premiado fotógrafo norte-americano Robert Clark, da National Geographic, com trabalhos publicados também nas revistas Time, Sports Illustrated e Vanity Fair e no jornal Der Spiegel, abre a programação debatendo o tema “Fotografias sem limites, nem fronteiras”. Clark recentemente percorreu os Estados Unidos durante 50 dias, documentando a diversidade do país apenas com uma câmera de telefone celular.

Martin Gurfein (Caras e Caras Noivas), Alceu Nunes (VIP), Cristiana Veit (National Geographic) e Cláudia Jaime (Vogue) participam do painel “Editores de Arte”, sobre a importância da fotografia.

Profissão: fotógrafo

O redator-chefe da Revista National Geographic Brasil e cronista do jornal O Estado de S.Paulo Matthew Shirts vai mediar a palestra “Profissão: fotógrafo”, com Robert Clark e Greg Gibson. Fotógrafo documentarista, duas vezes ganhador do Prêmio Pulitzer de Fotojornalismo, Gibson ficou famoso por seu trabalho durante o escândalo Monica Lewinsky e na cobertura da campanha presidencial norte-americana de 1992. Será dele também a palestra “Fotojornalismo & casamento”, área pela qual se considera um apaixonado:
— Quando vou a um casamento, não há nenhuma restrição, nenhuma dificuldade. E o melhor de tudo é que as pessoas ficam felizes quando apareço com uma câmera.

Everton Rosa, fotógrafo de grandes e badalados casamentos, ensina o caminho das pedras na mesa “Como fazer dinheiro clicando casamentos”. O nome de Rosa tornou-se uma das grifes mais concorridas e desejadas no mercado da fotografia social brasileira. O também requisitado Vinicius Credidio, videojornalista de casamentos, participa da discussão.

O jornalista Ethevaldo Siqueira, um dos maiores especialistas brasileiros em TI, conversa sobre “Os desafios das mudanças tecnológicas”. A empresária Luiza Helena Trajano, herdeira e superintendente da rede varejista Magazine Luiza, aborda o tema “Como cuidar de gente”.

Estrela: internet

A internet será a estrela no debate “Tecnologias que trabalham a favor dos negócios da fotografia”, com o mediador Bob Wolheim, Presidente e fundador da Sixpix; o Presidente do Yahoo!, Guilherme Ribenboim; o gerente de Novas Tecnologias da Microsoft, Galileu Vieira; a fotoblogueira Carla Romero; a representante da Digital Railroad de Nova York, Evan Nisselson; e o fotógrafo Klaus Mitteldorf.

No dia 15, a Associação Brasileira dos Fotógrafos de Publicidade comemora 21 anos na Photoimagebrazil, discutindo a excelência na fotografia de publicidade e no espaço editorial, com 14 profissionais apresentando seus trabalhos focados nos temas “Do analógico ao digital”, com Márcia Ramalho, Klaus Mitteldorf, Cristiano Mascaro e Tony Genérico, mediados por Cristiano Burmester; “O corpo humano na moda & nu”, com Gal Oppido e Daniel Klajmic; “A magia do portrait”, com Márcio Scavone e Nana Moraes, com mediação de Irit Tommasini; e “Muito além do digital”, com Leo Vilela e Gustavo Lacerda, mediados por Henrique Lorca.