Fazendo Media comemora cinco anos de fundação


23/07/2008


Lançado em junho de 2003, o jornal Fazendo Media está comemorando cinco anos de existência. Com uma tiragem de 2 mil exemplares, o periódico mensal, segundo a editora Raquel Junia, discute, em suas matérias, o Jornalismo praticado pela grande imprensa, além de desenvolver um trabalho voltado para segmentos da sociedade que não têm representatividade neste meio:
— A preocupação inicial era lançar um olhar crítico para as grandes empresas que controlam a comunicação no País. Mas, ao longo desses cinco anos, também fomos nos capacitando para cobrir os movimentos sociais que não têm voz na imprensa comercial. Por exemplo, fizemos matérias sobre a Assembléia Constituinte da Bolívia, e reportamos o caso da população do Canal do Anil, em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio, que estava sendo expulsa de suas casas devido à especulação imobiliária , disse a editora.

O jornal surgiu a partir de uma iniciativa dos estudantes de Jornalismo da Universidade Federal Fluminense (UFF), que, na TV Universitária, criaram programas de análise crítica da grande mídia. A proposta ganhou versão impressa e, mais tarde, foi criado o site www.fazendomedia.com, ampliando o raio de ação.

Com o apoio da Associação dos Engenheiros da Petrobras (Aepet), Fazendo Media circula em Niterói e no Rio de Janeiro, com distribuição gratuita em centros culturais, livrarias, bancas de jornal, universidades, entre outros pontos de distribuição. Com assinantes em outras regiões do Brasil, a publicação também alcança outros estados, como Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Pará:
— Esses cinco anos mostram que é possível fazer muito com pouco recurso. É necessário lutar pela democratização da informação, com um jornalismo pautado no interesse público, diferentemente do praticado pela grande mídia, que apenas visa ao lucro acima de tudo, afirma Marcelo Salles, diagramador do jornal.

Na edição comemorativa, o Fazendo Media apresenta, entre outras, uma matéria de capa refletindo sobre a importância da imprensa alternativa e a própria história do jornal. Também traz um artigo sobre o pagamento da dívida externa do Brasil, em detrimento de investimentos em áreas como saúde e educação e uma entrevista com Beto Almeida, diretor da Telesur — TV multiestatal criada pelos governos da Venezuela, Cuba, Argentina e Uruguai —, que aponta o início das operações do satélite Simon Bolívar, construído pelo Governo venezuelano em parceria com a China, como uma iniciativa que pode contribuir para a democratização da comunicação da América Latina.