19/07/2018
A agência Aos Fatos, especializada em checagem de informações, colocou no ar, na quarta-feira (18), a robô @fatimabot, desenvolvida para verificar a circulação de fake news no Twitter, durante o período eleitoral.
Com acesso a um banco de dados de notícias falsas ou distorcidas já checadas pela equipe editorial da Aos Fatos, a robô mapeia o Twitter a cada 15 minutos posts com links para essas informações faltas ou distorcidas e, ao encontra-los, dispara uma resposta para o perfil que compartilhou a fake news com o link para a informação correta.
Dessa forma, todos os usuários que foram expostos a uma informação falsa também terão acesso à informação verificada.
A robô checadora estava em fase de testes na plataforma desde junho e já aponta um balanço relevante da operação. Em um mês de atuação, a @fatimabot detectou a distribuição de 881 links com notícias falsas ou distorcidas.
Nesse período, quase 500 alertas foram emitidos e os links oferecidos para as checagens foram acessados 540 vezes. Ao menos 30 usuários deletaram o tweet com a informação falsa como resultado do alerta emitido pela robô.
A @fatimabot foi idealizada pelo jornalista Pedro Burgos, ICFJ Knight Fellow e fundador do Impacto.jor, projeto apoiado pelo Google News Lab do qual Aos Fatos também é entusiasta.
A robô foi desenvolvida, segundo a agência Aos Fatos, graças a uma premiação do Projeto ReVer (Rede da Verdade), patrocinado pelo site Catraca Livre em parceria com o Instituto SEB de Educação e apoio da Microsoft.
Fonte: Portal Imprensa