Família leva cinzas de Gabriel García Márquez a homenagem no México


Por Cláudia Souza*

22/04/2014


A viúva de Gabriel García Márquez, Mercedes Barcha, e os filhos do casal Gonzalo (esq.) e Rodrigo, diante da urna com as cinzas do autor durante homenagem ao escritor no México (Foto: Ronaldo Schemidt/AFP)

A viúva de Gabriel García Márquez, Mercedes Barcha, e os filhos do casal Gonzalo (esq.) e Rodrigo, diante da urna com as cinzas do autor durante homenagem ao escritor e jornalista no México (Foto: Ronaldo Schemidt/AFP)

 

Milhares de pessoas foram até o Palácio de Belas Artes,  no México, nesta terça-feira, dia 22, prestar uma última homenagem ao escritor e jornalista colombiano Gabriel García Máquez, que morreu na última quinta-feira, 17,  aos 87 anos. As cinzas serão repartidas entre o México e a Colômbia.

Familiares de Gabriel García Márquez foram aplaudidos por dezenas de convidados na chegada das cinzas ao Palácio de Belas Artes, considerado um dos autores mais importantes do século XX.

A viúva do García Márquez, Mercedes Barcha, entrou no vestíbulo do palácio carregando uma urna de madeira com as cinzas. Escoltada por carros e motos da polícia, a comitiva da família do escritor seguiu da casa de García Márquez, no bairro de El Pedregal, para o Palácio de Belas Artes, no centro da capital mexicana. O grupo foi  composto por Barcha, seus filhos Rodrigo e Gonzalo, vários netos e Jaime García Márquez, um dos dez irmãos do escritor, entre outros familiares.

As escadas de mármore do Palácio de Belas Artes estavam decoradas com rosas amarelas, que o escritor sempre tinha por perto, já que considerava um amuleto contra o azar. A pedido da família, na cerimônia foram interpretadas as músicas clássicas favoritas do escritor e jornalista, entre elas uma composição do húngaro Béla Bartók. Nesta terça-feira, 22, uma outra homenagem acontecerá em Bogotá.

*Com G1 e agências