Fake news: atentados à inteligência e à vida


22/05/2020


Em 2015, quando recebeu o título de doutor honoris causa em Comunicação e Cultura, na Universidade de Turim, na Itália, o escritor e filósofo Umberto Eco afirmou que as redes sociais dão o direito à palavra a uma “legião de imbecis”, que antes falavam apenas “em um bar e depois de uma taça de vinho, sem prejudicar a coletividade”.

Mas, as redes sociais, ao serem apropriadas por segmentos sociais antidemocráticos, de cunho nazifascista, têm representado uma ameaça constante à democracia, no mundo inteiro.

O uso de fake news, nas eleições de Donald Trump e de Jair Bolsonaro, possibilitou uma manipulação nunca vista nos processos eleitorais destes países.

Assim, hoje, na defesa do Estado Democrático de Direito, é fundamental o combate às fakes news, seus produtores e financiadores.

Por isto, neste momento em que o Congresso Nacional começa a discutir o projeto de lei nº 1429/2020, apresentado por 12 deputados de diversos partidos, a ABI decidiu participar deste debate, tendo como perspectiva a ampla defesa da democracia.

Conheça a íntegra do projeto de lei, bem como os questionamentos apresentados pelo jornalista Pedro Dória, em coluna publicada em jornais, nesta sexta-feira.


Acesse o link abaixo e conheça o projeto de Lei

Projeto de lei