Facebook anuncia mudanças no feed de notícias


17/08/2017


O Facebook declarou que promoverá grande repaginação de seu feed de notícias. A novidade foi anunciada na terça-feira, 15, e as mudanças – que serão trabalhadas mais nas partes de experiência visual e interação da plataforma – devem ser implementadas gradualmente para os usuários.

A primeira alteração será realizada na própria página inicial do aplicativo que, segundo a rede social de Mark Zuckerberg, ganhará novo estilo da visualização. Assim, os ícones do menu superior que representam o feed e as notificações do usuário serão trocados.

Outra novidade anunciada foi a mudança no contraste de cores dentro do aplicativo, feita com a intenção de facilitar a leitura dos posts. O preview dos links também foi aumentado, assim como os ícones de curtir, comentar e compartilhar.

A foto do perfil do usuário no feed também ficará diferente, aparecendo de forma circular e não mais quadrada como funciona atualmente. Este modelo já é utilizado em outras redes sociais como, por exemplo, o Twitter e o Instagram.

O Facebook também falou sobre novidades na navegação da rede social via aplicativo. Segundo a empresa, com as alterações, o usuário poderá identificar melhor onde um link vai leva-lo, antes dele clicar na opção.

Também foi informado que a nova navegação facilitará ao usuário ver de quem é o post em que está comentando, reagindo ou lendo enquanto está com ele aberto. Além disso, o botão de voltar do feed de notícias também ganhará mais destaque para deixar essa função mais simples. A empresa disse que as mudanças não devem afetar o alcance de páginas ou o tráfego dentro delas.

A área de comentários de cada post também ganhará alterações. A rede social adotou fundo escuro, como se fosse uma bolha, em torno de cada comentário, na tentativa de diferenciar cada interação de texto nas publicações. A plataforma considera que isso vai facilitar a identificação de quais comentários são respostas diretas a outras pessoas.