Fábrica Brukmam é o cartaz do Cine ABI


05/05/2010


O Cine ABI, em parceria com a Casa da América Latina apresenta nesta quinta-feira, dia 5, o documentário argentino Fábrica Brukman: sob controle operário, de Carlos Pronzato, que narra a história da empresa têxtil que passou a ser gerida pelos funcionários em 2001, após a falência dos proprietários. A sessão gratuita tem início às 18h30, na Sala Belisário de Souza, no 7º andar do edifício-sede da ABI, localizado na Rua Araúlo Porto Alegre, 71, Centro do Rio.

A empresa Brukman é uma fábrica têxtil que entra em crise durante o apogeu do neoliberalismo na Argentina. Os proprietários abandonaram a empresa deixando dívidas com o Estado, e, principalmente, com os trabalhadores.

Em 18 de dezembro de 2001, as operárias de Brukman resolveram permanecer na empresa até que os donos retornassem para pagar os salários atrasados.

Diante do abandono dos patrões, começaram a se organizar para retomar as atividades da empresa. Após o processo de discussão optaram pela forma autogestionária de organização da produção, do trabalho e da repartição dos ganhos. 

Desde então, várias tentativas de despejo foram executadas por forças policiais. Contudo, os trabalhadores conquistaram o apoio de estudantes, intelectuais, políticos, personalidades e da população em geral.