Exposição do Prêmio Pierre Verger


08/03/2013


Com o objetivo de aproximar interessados no idioma e na cultura francesa, a Aliança Francesa de São Paulo e a Associação Brasileira de Antropologia (ABA) promovem, como parte da Festa Internacional da Francofonia de 2013, que acontece de 13 a 31 de março, a exposição de ensaios fotográficos dos ganhadores do Prêmio Pierre Verger de Fotografia. Entre eles estão Milena Argenta, Cristiano Monteiro, Carlos Sautchuk, Wanderlucia da Silva Ponte e Maria José da Silva Ponte e Maria José Aquino.
A abertura do evento, marcada para o dia 19 de março, na Galeria Imago – Aliança Francesa, contará com a conferência “Antropologia e Fotografia: Ver e Entender”, com o professor de fotografia da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e coordenador da pós-graduação em fotografia e imagem do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro / Universidade Cândido Mendes, Johannes Andreas Valentin. A exposição será aberta para o público no dia 20 de março e fica em cartaz até 30 de abril.
O prêmio homenageia Pierre Verger, que nasceu em Paris em 1902 e viajou o mundo fazendo fotografias. Na década de 40, Verger chegou a morar em Salvador (BA) e na África, onde se tornou também pesquisador. O prêmio, que leva seu nome, surgiu em 1996 apenas para vídeo etnográfico. Em 2002, foi ampliado para fotografias de antropólogos realizadas durante pesquisas.
Serviço
Abertura com debate
Data / Hora: 19 de março, às 19h
Local: Galeria Imago – Aliança Francesa
Endereço: Rua Ministro Rocha Azevedo, 419 – Jardins
Entrada: gratuita
Classificação indicativa: livre
Exposição Prêmio Pierre Verger de Fotografia
Data / Hora: 20 de março a 30 de abril, das 9h às 21h / sábados das 9h às 12h
Local: Galeria Imago – Aliança Francesa
Endereço: Rua Ministro Rocha Azevedo, 419 – Jardins
Entrada: gratuita
Classificação indicativa: livre