Ex-funcionário da ABI, Zequinha, morre de covid-19


22/04/2020


Por Ana Helena Tavares

Zequinha, ex-funcionário da ABI

Atingido pela Covid-19, faleceu nesta terça (21), no Hospital Base Samoc, em Santa Teresa, Rio de Janeiro, o ex-funcionário da ABI José Pereira Sales, de 69 anos, carinhosamente conhecido como Zequinha. Por décadas, ele foi o encarregado da manutenção na Casa do Jornalista, chefiando o pessoal da limpeza, carpinteiros, pedreiros, eletricistas, cabineiros, porteiros e vigias.

Antes de entrar para a ABI, Zequinha trabalhava para a Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (EMOP). Era uma pessoa carismática, que tinha facilidade para se comunicar com todos e adorava frequentar o Maracanã para torcer por sua grande paixão: o Botafogo. “Ele tinha prazer em estar sempre reunido com amigos e de ter a família em torno dele”, recorda-se o filho mais velho, Leonardo.

Na ABI, deixou muitas saudades. “Grande figura. Vá em paz!”, exclamou o jornalista Nilo Sergio num grupo de whatsapp que reúne sócios da ABI. Por mensagem, a conselheira Terezinha Santos também lamentou: “Sempre falava com ele. Muito triste! Ele era muito prestativo, ‘pau pra toda obra’, sempre disposto a ajudar no que fosse preciso. Rezo para que tenha uma passagem iluminada e que encontre a paz.” Já o presidente do Conselho Fiscal, Osvaldo Manescky, lembrou que o ex-funcionário era “sempre atento”. “Lamentável, imensa perda. Sempre gostei dele e gostaria de mandar um forte abraço para a família”.

Além de estar no grupo de risco do novo coronavírus devido à idade, Zequinha ainda tinha diabetes. Divorciado, ele deixa três filhos. Dois já adultos, o Leonardo (39) e a Michele (35). Fica órfão de pai também o Lucas, de 11 anos.