13/06/2025
Pessoas com mais de 65 anos representam 13,1% da população no Rio de Janeiro, estado que tem o segundo maior índice de envelhecimento do país (IBGE 2022). Mas os números nem sempre se traduzem em respeito e dignidade. Pelo menos 8 idosos sofrem algum tipo de violência a cada 24 horas no estado (MPRJ 2024). Não à toa, o Rio foi o primeiro do país a ganhar este ano uma Vara Especializada em Pessoas Idosas.
Para alertar sobre esta realidade, muitas vezes silenciosa, o bairro mais longevo da cidade receberá uma ação especial no Dia Internacional de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa (15/6). O projeto ‘SAÚDE SEM IDADE – Inspiração para uma vida longa e plena’ vai lançar a campanha #ORespeitoNãoEnvelhece, de combate ao etarismo e outras formas de violência. Em apoio ao Junho Violeta, mês de prevenção à violência aos idosos, o projeto também divulga o Disque 100 e outros canais para denúncias no Rio de Janeiro.
Promovida pelos sites Vida e Ação e Comida na Mesa, a segunda edição do Saúde sem Idade acontecerá no próximo domingo (15), das 9 às 13 horas, no quiosque Mar de Copa. O evento conta com rodas de conversa com especialistas, serviços de saúde e bem-estar, ‘oficina da dor’, práticas integrativas, atividades físicas, acolhimento psicológico e orientação jurídica, além de sorteio e distribuição de brindes aos participantes. As inscrições são gratuitas e limitadas pelo Sympla – https://tinyurl.com/saudesemidade.
Saúde sem Idade – apoio e parcerias
Com foco no incentivo à longevidade ativa, o ‘Saúde sem Idade 2’ tem novamente o apoio da Universidade Estácio de Sá – Campus Copacabana, que desta vez levará professores e alunos de Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia e Direito. Um dos destaques é a ‘Oficina da Dor’, conduzida pelo professor de Fisioterapia Jonas Obadia, colunista do Vida e Ação.
Nesta edição o projeto é apoiado pela Ordem dos Advogados do Brasil, por meio da Comissão Especial de Atendimento à Pessoa Idosa (Ceapi-OAB/RJ), e pelo Conselho Regional de Enfermagem (Coren-RJ), além do Núcleo Especial de Atendimento à Pessoa Idosa (Neapi) da Defensoria Pública do Estado.
Também confirmaram apoio a centenária Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro (SJPMRJ), que completa 90 anos. O evento conta ainda com a parceria da Iniciativa FIS, que organiza a FSWK25, principal evento de inovação, empreendedorismo e tendências de saúde da América Latina, nos dias 5 a 7 de novembro na ExpoMag, Centro do Rio.
‘Saúde sem Idade 2 – O Respeito Não Envelhece’ tem como parceiros a Acuidar, maior rede especializada em cuidados do Brasil, com forte presença no Rio de Janeiro e a Ação 60+, empresa de Niterói especializada em ginástica cerebral para idosos, além do Laboratório da Pele, marca de dermocosméticos carioca que participa pela segunda vez. Mais uma vez, a Brahma Kumaris, organização internacional que opera em mais de 110 países para promover paz, amor e sabedoria, e o ZENCancer, que apoia pacientes oncológicos, participam levando atividades de meditação e yoga.
Campanha #ORespeitoNãoEnvelhece
A jornalista Rosayne Macedo, editora-chefe do Portal Vida e Ação, que criou e organiza o evento, em parceria com o site Comida na Mesa, explica que a campanha #ORespeitoNãoEnvelhece visa promover a empatia, a solidariedade e a gentileza com as pessoas que, felizmente, ultrapassam cada vez mais a barreira dos 50, 60, 70, 80 ou 90+.
“Vamos promover um abraço simbólico em defesa do envelhecimento digno e saudável e pela proteção dos direitos da pessoa idosa. Os idosos de hoje são as crianças, jovens e adultos de ontem. E todos merecemos respeito”, diz.
A campanha conta com ações on-line e offline até o fim do ano durante as edições do Saúde sem Idade e nas redes sociais do projeto @saudesemidaderj e de seus realizadores @vidaeacao e @comida_na_mesa.
Para aderir, é importante que as pessoas usem a hashtag #ORespeitoNãoEnvelhece e compartilhem uma imagem ou vídeo explicando porque é importante combater o etarismo. “Queremos lançar luz sobre uma questão que impacta a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas em processo de envelhecimento não só no Rio, mas no Brasil. A prevenção da violência contra os idosos é fundamental. Precisamos falar mais sobre isso”, completa Mônica Ulisses, editora do Comida na Mesa.
Programação – ‘II Saúde sem Idade – O Respeito Não Envelhece’
Rodas de conversa, vivências e experiências com especialistas em saúde
Serviços de saúde e bem-estar (parceria: Estácio Copacabana)
E mais: