Estudantes debatem Comunicação e Sustentabilidade


29/05/2008


A Universidade Federal do Rio de Janeiro receberá nesta sexta-feira, 30, das 9h às 15h, no campus da Praia Vermelha, a visita da Rota Aiesec pela Comunicação e Sustentabilidade, uma caravana estudantil que está percorrendo nove capitais brasileiras para divulgar e estimular a participação de universitários no I Fórum Internacional de Comunicação e Sustentabilidade, marcado para os próximos dias 11 e 12, em Brasília. O projeto é uma iniciativa da Association Internationale des Étudiants en Sciences Économiques et Commerciales (Aiesec), a maior organização estudantil do mundo, que está comemorando 60 anos de fundação.

Iniciada no dia último dia 20, em São Paulo, a Rota Aiesec já visitou Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba. Depois do Rio de Janeiro, será a vez de Belo Horizonte, Vitória, Goiânia e Brasília receberem os estudantes que visitam as universidades locais divulgando o Fórum e promovendo um concurso de redação sobre o tema Comunicação e Sustentabilidade. Os dois primeiros colocados vão ganhar uma viagem a Brasília para participar do encontro, com direito a hospedagem.

O I Fórum Internacional de Comunicação e Sustentabilidade reunirá cerca de 2 mil universitários de todo o mundo, além de professores, especialistas, autoridades e representantes da sociedade civil, entre eles os ganhadores do Prêmio Nobel da Paz Muhammad Yunus e Rajendra Pachauri, o Ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Paulo Vannuchi, e o Presidente do BNDES, Luciano Coutinho. A proposta é discutir o papel estratégico e educativo da comunicação nos contextos social, cultural, político e econômico.

Liderança

Presente em mais de 1,1 mil universidades de cem países, a Aiesec é a maior organização internacional de estudantes universitários e recém-graduados. Por meio do trabalho dentro da organização e de intercâmbios profissionais, ela estimula a descoberta e o desenvolvimento do potencial de liderança de seus membros, para que atuem positivamente na sociedade.

Responsável por um programa de intercâmbio que oferece a mais de 4,5 mil jovens a oportunidade de viver e trabalhar no exterior, a entidade realiza anualmente mais de 350 conferências e promove o International Conference, evento que reúne jovens de mais de cem nacionalidades para discutir questões globais.

A entidade foi fundada por estudantes de sete países europeus em 1948, após a Segunda Guerra Mundial, com o propósito de promover o intercâmbio de técnicas administrativas e de recursos humanos como ferramenta para integrar diferentes culturas e promover a cooperação entre os países-membros.

A organização chegou ao Brasil em 1970, com a abertura dos comitês em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre. Hoje, a entidade tem mais de 900 membros no País e 22 comitês locais.

Segundo Marta Rocha, Diretora da Atitude Brasil, empresa organizadora do Fórum, o papel da comunicação e de todos os envolvidos em seus processos é fundamental para promover a mudança de conduta da sociedade e aproximar o discurso à prática:
— A idéia é transformar Brasília na capital mundial da juventude, com debates e uma programação cultural que despertem o interesse por temas ligados à comunicação e sustentabilidade.

A Rota Aiesec pela Sustentabilidade estará no campus da UFRJ, que fica na Avenida Pasteur, 250 — Praia Vermelha. O I Fórum Internacional de Comunicação e Sustentabilidade, que vai acontecer nos dias 11 e 12, das 9h às 18h30, no Hotel Brasília Alvorada (antigo Blue Tree), em Brasília, é gratuito. Mais informações pelo telefone (11) 3815-6400 e no site www.comunicacaoesustentabilidade.com.