Estudantes de Jornalismo visitam a ABI


03/08/2012


Um grupo de cinco alunos do terceiro período do curso de Jornalismo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) visitou pela primeira vez o edifício-sede da ABI, nesta sexta-feira, dia 3. Acompanhados pela professora Cristiane Venâncio, que leciona a cadeira Jornalismo Impresso II, eles conheceram a história da entidade e de jornalistas que ajudaram a construir a trajetória centenária.
 
—Em função da greve dos professores das universidades federais surgiu a ideia de ocuparmos a nossa agenda com diversas atividades, inicialmente dentro da própria UFRRJ, mas depois chegamos à conclusão de que seria melhor sairmos do espaço acadêmico, explica Cristiane.  
 
Antes da visita, os estudantes tinham pouca informação a respeito do histórico de luta da ABI pelas liberdades.
 
—Eles adquiriram os primeiros conhecimentos sobre a entidade durante as minhas aulas, porque, sempre que possível, procuro agregar o contexto histórico ao conteúdo dado em sala de aula. Esta experiência extremamente enriquecedora, de caráter acadêmico e pedagógico, certamente, abrirá os horizontes dos alunos sob dois aspectos principais: a prática profissional jornalística e o papel político e social do jornalista no mundo, sublinha Cristiane.
 
As ações extraclasse fazem parte da rotina acadêmica dos alunos de Jornalismo da UFRRJ, que já percorreram as redações dos jornais O Globo, Extra e O Dia, e da Rádio Tupi. Na próxima semana, o grupo se reúne para conhecer o Centro de Cultura e Memória do Jornalismo.
 
—Gostei muito de obter informações sobre a contribuição da ABI para o jornalismo e a história política do Brasil. O acervo fotográfico da entidade é um dos destaques desta visita, disse a aluna Bruna Rodrigues.
 
O estudante Kleber Costa, que deseja seguir a carreira de repórter, também chamou a atenção para o acervo da Associação.
—Achei muito interessante conhecer a Biblioteca da ABI e saber que temos este espaço para realizar pesquisas sobre a história da imprensa brasileira, para trabalhos acadêmicos e até mesmo para  estudos mais complexos, como a monografia de conclusão de curso. É uma fonte importante acessível a estudantes e profissionais da área.
 
De acordo com Cristiane, os alunos serão estimulados a escrever uma matéria sobre o encontro na ABI, para publicação no blog do curso de Jornalismo, disponibilizado no site do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS).
 
—O curso de Jornalismo da UFRRJ teve início em 2010, e já é o terceiro mais procurado dentro do universo de 51 carreiras oferecidas pela Rural. Por enquanto, temos apenas três turmas (1º, 3º e 5º períodos). A Rural é a única universidade pública na Baixada Fluminense, região formada por 12 municípios no estado do Rio de Janeiro, assinala Cristiane.