26/08/2019
A Associação Brasileira de Imprensa – ABI foi escolhida para sediar o lançamento, no Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (28), às 19:00h, do documentário “A Contra República de Curitiba”. Trata-se de um filme do cineasta argentino/brasileiro Carlos Pronzato. Após a exibição com entrada franca haverá debate sobre o mesmo.
O documentário além de abordar a instrumentalização do Judiciário na disputa política, se propõe esmiuçar os impactos que a denominada “República de Curitiba” causou à vida política nacional e sua influência no momento político conturbado que o país assiste.
Pronzato, autor de mais de 70 documentários sobre revoltas populares e movimentos sociais em toda a América Latina, reuniu depoimentos diversos de cientistas políticos, sociólogos, juristas, professores, ativistas sociais e militantes de diversas correntes políticas do campo popular – inclusive com opiniões contrarias no amplo leque das esquerdas. Um único depoimento, porém, o do procurador de Justiça Rodrigo Chemim, é favorável à Operação Lava Jato.
“O propósito do filme é mostrar a resistência que está sendo feita lá na capital paranaense. A resistência contra a tal “República de Curitiba’. Mantive a fala dele (de Chemim) – que dá um depoimento importante – até porque ele mesmo faz ressalvas à operação sob o efeito dos vazamentos revelado por Glenn Greenwald.
Os depoimentos foram tomados no Paraná – “Curitiba é o cérebro desse projeto conservador e reacionário vigente no Brasil”, lembra o cineasta -, para falar sobre a origem e o desenvolvimento da chamada “República de Curitiba”. O documentário tenta mostrar o dispositivo político de impacto fundamental nas decisões do governo federal que surgiu a partir da instalação da Lava Jato.
A obra abarca um lapso importante da vida política nacional desde os governos petistas, passando pelas Jornadas de Junho (2013), o início das operações da Força Tarefa da Lava Jato (2014), o Impeachment de Dilma Rousseff (2016) e chega aos dias atuais com as revelações dos diálogos entre o juiz Sérgio Moro e o procurador Deltan Dallagnol, divulgados pelo The Intercept.
Carlos Pronzato é cineasta, documentarista, diretor teatral, poeta e escritor. Suas obras audiovisuais e literárias destacam-se pelo compromisso com a cultura, a memória e as lutas populares.
O que é: Lançamento do documentário “A Contra Republica de Curitiba”.
Onde: ABI, Rua Araújo Porto Alegre, 71, Centro, Rio de Janeiro.
Quando: Quarta feira 28 de agosto às 19:00h.
Direção, Roteiro e Produção: Carlos Pronzato
Edição: Rafael Daguerre
Direção de Produção: Uilton Oliveira
Trilha sonora: Babylack Bah
Duração: 50 minutos
Ano: 2019
Realização: La Mestiza Audiovisual & Distopia Filmes
Contatos:
(21) 97995 7981 / carlospronzato@gmail.com (Carlos Pronzato)
(21) 96990 9165 / contato@distopiafilmes.com (Uilton Oliveira)