Estadão ganha Troféu Barbosa Lima Sobrinho


11/11/2010


Com a reportagem “Senado usou 300 atos secretos para beneficiar amigos”, os repórteres Rodrigo Rangel, Rosa Costa e Leandro Colon, do jornal O Estado de S. Paulo, foram os vencedores do 12º Prêmio Imprensa Embratel, e receberam o Troféu Barbosa Lima Sobrinho, a maior premiação do evento. A matéria mostra a existência dos atos secretos do Senado e a concessão de benefícios ilegais com a conivência do Presidente da Casa, Senador José Sarney (PMDB-AP).
 
 
Disputaram o Prêmio Embratel 2010 o total de 1 mil e 46 jornalistas de todo o País, com a inscrição de 1 mil e 23 trabalhos jornalísticos. Desse total, 842 concorreram nas categorias nacionais e 181 nas regionais. Conforme o regulamento, as reportagens selecionadas foram publicadas entre junho de 2009 e maio de 2010, na mídia impressa (jornal e revista) e eletrônica (TV, rádio e internet).
 
Os 54 trabalhos selecionados como finalistas pelos jurados nacionais e regionais, e as 18 reportagens vencedoras do Prêmio Imprensa Embratel 2010 foram anunciados na cerimônia de entrega da premiação, que aconteceu no Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro, na noite desta quarta-feira, 10 de novembro. 

De acordo com os organizadores do prêmio, a avaliação das reportagens levou em conta a importância do assunto (relevância nacional ou regional), extensão da matéria, qualidade da redação e edição e o esforço despendido pelo repórter para a sua realização, assim como a repercussão e os resultados obtidos.

O Prêmio Imprensa Embratel tem abrangência nacional e o objetivo de reconhecer e estimular a produção de reportagens sobre os grandes temas nacionais, veiculadas em todas as mídias, que representem uma efetiva contribuição para a inclusão social e a promoção do desenvolvimento sustentável, gerando cidadania e uma radiografia realista e construtiva do Brasil.

O prêmio é patrocinado pelas leis federal e do estado do Rio de incentivo à cultura, e conta com o apoio do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio de Janeiro e da Associação Profissional dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio de Janeiro (Arfoc).

 
Veja a lista dos premiados:
 

Grande Prêmio Barbosa Lima Sobrinho
 
“Senado usou 300 atos secretos para beneficiar amigos — Caso Sarney”. Repórteres: Rosa Costa, Leandro Colon, Rodrigo Rangel e equipe do jornal O Estado de S.Paulo.

Jornal e revista
“Prova do Enem vaza e Ministério anuncia cancelamento do exame”. Repórteres: Renata Cafardo e Sergio Pompeu, do jornal O Estado de S.Paulo.
Televisão

“Os generais falam”. Repórter: Geneton Moraes Neto e equipe da TV Globo News.
 
 
Jornalismo investigativo
 
“Diários secretos – Assembléia encobre metade de seus atos em diários suspeitos”. Repórteres: James Alberti, Kátia Brembatti, Karlos Kohlbach, Gabriel Tabatcheik e equipe de 11 repórteres do jornal Gazeta do Povo — impresso/online e RPCTV, de Curitiba.


Reportagem econômica

 “A classe média que você precisa conhecer — Um mergulho na nova classe média”. Repórteres: Marcos Todeschini e Alexa Salomão, da revista Época Negócios.

Responsabilidade sócio-ambiental

“À sombra das mangueiras do vale”. Repórter: Helen Martins e equipe da TV Globo.

 
Reportagem esportiva

“Histórias das copas”. Repórter Thiago Uberreich, da rádio Jovem Pan.
 
 
Reportagem fotográfica
“Luto no afroreggae – Menino chora ao tocar na homenagem a Evandro”. Repórter fotográfico: Marcos Tristão, do jornal O Globo.
 
Reportagem cinematográfica
 
“Traficantes derrubam helicóptero da polícia”. Repórteres cinematográficos: Junior Alves e Alex Oliveira, da TV SBT.

Rádio

“Quando a sombra cai – A história da tortura no Brasil”. Repórter Sérgio Vieira, da Rádio Senado.
 
 
Jornalismo cultural
“Inquisição — no rastro dos amaldiçoados”. Repórteres: Cláudio Ribeiro, Luiz Henrique Campos, Ana Mary C. Cavalcante e Demitri Túlio, do jornal O Povo.
 
Tecnologia da Informação, Comunicação e Multimídia —Veículo Especializado
 
 É a hora do 3D. Repórteres: Renata Leal, Luiz Cruz, Fernanda Ezabella, Juliano Barreto e Eric Costa, da revista Info-Exame.
 
 
B>Tecnologia da Informação, Comunicação e Multimídia — Veículo Não-Especializado
 
“O poder e os riscos das redes sociais”. Repórteres: Alexandre Mansur, Camila Guimarães, Bruno Ferrari, Fabiana Montes, Daniella Cornachione e Paulo Nogueira (Londres),
da revista Época.
 
Regional Centro-Oeste

“Onde estão eles — Desaparecidos de Luziânia”. Repórteres: Ary Filgueira, Naira Trindade, Daniel Brito, Adriana Bernardes, Renato Alves, Ariadne Sakkis, Fiego Amorim, Luiz
Calcagno e Marcelo Abreu, do jornal Correio Braziliense.

Regional Nordeste

“Mãos que fazem história — A vida e a obra das artesãs cearenses”. Repórteres: Germana Cabral e Cristina Pioner, do jornal Diário do Nordeste.
 
Regional Norte

“Serra pelada — A vingança do ouro”. Repórter: Nyelsen Martins, da TV Record, de Belém.
Regional Sudeste
 
“A escola como ela é”. Repórter: Letícia Vieira, do jornal Extra.
Regional Sul

“Os infiltrados — Os espiões que viveram nas sombras dos anos de chumbo”. Repórteres Carlos Wagner, Carlos Etchichury, Humberto Trezzi e Nilson Mariano, do jornal Zero
Hora.

* Com informações do Prêmio Imprensa Embratel.