“O Estado de São Paulo” abre inscrições para 26º Curso Estado de Jornalismo


Por Claudia Sanches*

02/07/2015


focas1

Já estão abertas as inscrições, até o dia 2 de agosto, para o 26º Curso Estado de Jornalismo. Serão selecionados 30 jovens, que poderão participar do tradicional curso do Estadão. O projeto inclui atividades especiais e aulas que complementam a formação acadêmica do estudante ou profissional de imprensa. O programa é gratuito e ocorre de 14 de setembro a 11 de dezembro, em São Paulo. Os interessados na oportunidade devem acessar o site do jornal www.estadao.com.br/focas  ou no www.vagas.com.br/v1195386.

Podem se inscrever estudantes do último ano de qualquer faculdade de comunicação do Brasil ou profissionais formados até dois anos antes da realização do programa (jornalistas graduados em 2013 e 2014, neste caso). O candidato aprovado deve apresentar prova de conclusão do curso ou certificado de matrícula.

Criado em 1990, o Curso Estado de Jornalismo é um dos mais tradicionais programas de treinamento do País, tendo recebido nesse período jovens profissionais de todas as regiões do Brasil e também participantes do exterior. Mais de 700 jovens já passaram pelo Curso Estado de Jornalismo.

Durante os três meses de curso, os focas têm a oportunidade de participar do cotidiano das redações do Grupo Estado. Este é o único programa do gênero a conferir diploma de curso de extensão, pela Universidade de Navarra, na Espanha.

Processo de seleção

O processo de seleção é dividido em duas fases. A primeira é realizada no momento da inscrição online. São analisados o currículo do candidato, a justificativa de interesse e um teste de conhecimentos gerais, português e inglês. É importante ressaltar que uma vez iniciado, o teste não pode ser interrompido. Nesta fase serão selecionados 90 candidatos para a próxima etapa.

A segunda fase é presencial e é realizada em apenas um dia na sede do Grupo Estado em São Paulo (Avenida Engenheiro Caetano Álvares, 55, Bairro do Limão, São Paulo). Ali os candidatos passam por testes de conhecimentos gerais, texto jornalístico e por uma entrevista. Os 30 melhores colocados são selecionados para integrar a turma. Nesta edição a lista dos selecionados na segunda fase será anunciada no dia 18 de agosto.

É importante lembrar que os Cursos Estado de Jornalismo não pressupõem vínculo trabalhista nem criam direito relativo ao exercício da profissão junto aos promotores. Eles são gratuitos e não pagam remuneração de qualquer espécie. Os critérios de condução, coordenação, avaliação e supervisão são de inteira responsabilidade dos promotores.

Durante o curso, os alunos terão aulas teóricas e práticas pela manhã, com professores convidados, editores e repórteres do Grupo Estado. Também participarão de entrevistas organizadas especialmente para o treinamento. Nos anos anteriores, o curso já recebeu os políticos Fernando Henrique Cardoso e Marina Silva, a cientista Mayana Zatz e o escritor Ignácio de Loyola Brandão.

Estão previstos, ainda, treinamentos sobre Reportagem com Auxílio do Computador, com José Roberto de Toledo, e acompanhamento de gastos públicos, com Gil Castello Branco, da ONG Contas Abertas. A parte prática do programa inclui atividades na redação, sempre monitoradas por jornalistas do Grupo Estado, e um projeto jornalístico multiplataforma, produzido pelos alunos e publicado ao fim do curso.

*Fonte: “O Estado de São Paulo” 

 

 

 

Siga a abi

© 2013 ABI - Associação Brasileira de Imprensa – todos os direitos reservados -Rua Araújo Porto Alegre, 71 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, Cep: 20030-012