Esg quer estreitar relações com a imprensa


29/06/2009


A Escola Superior de Guerra vai organizar uma programação de contatos entre a instituição e os meios de comunicação, a fim de permitir que a sociedade tenha mais informações acerca das questões estratégicas de interesse do  País, que constituem o principal tema dos cursos e dos estudos promovidos pela Escola. Com esse fim a Esg espera a colaboração da ABI e da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra-Adesg.

Esse interesse foi manifestado nesta segunda-feira, dia 29 de junho, pelo Comandante da Esg, Tenente-Brigadeiro Carlos  Alberto Pires Rolla, em almoço que ofereceu aos Presidentes da ABI, Maurício Azêdo, e da Adesg, Pedro Ernesto Mariano de Azevedo, e do qual participaram o Subcomandante da Escola, General-de-Divisão Hélio Chagas de Macedo Júnior, o Assistente Militar do Comando,  General-de-Brigada Márcio Bettega Bergo, e o Presidente da Sociedade Brasileira de Cartografia, Paulo César Trino, que é também Vice-Presidente da  Academia Nacional de Engenharia. 

Ressaltou o Brigadeiro Pires Rolla a importância de uma aproximação maior entre a Esg e a sociedade, dada a relevância  dos temas de que se ocupa e,  também, da necessidade de difusão entre os órgãos públicos, o empresariado e os formadores de opinião, como os jornalistas e os órgãos de comunicação, dos estudos realizados pela Escola, que têm uma visão prospectiva, e não apenas imediata.  

— A Escola Superior de Guerra — disse o Comandante — tem preocupação sobretudo com o futuro do País e seu desenvolvimento numa perspectiva de tempo mais larga.  

Ênfase em ciência e tecnologia


Às vésperas de completar 60 anos,  criada que foi em 1948 e instalada em 20 de agosto de 1949, a Esg teve como primeiro Comandante o General Osvaldo Cordeiro de Farias e contou entre seus dirigentes com o General Juarez Távora, um dos líderes da Revolução de 1930, e mais recentemente, de 1993 a 1995, o Tenente-Brigadeiro Sérgio Ferolla, que deu ênfase em sua gestão  às questões de ciência e tecnologia relacionadas com as necessidades do desenvolvimento do País.


A mesma orientação é observada pelo atual Comandante, Brigadeiro Pires Rola, que assumiu em fevereiro passado, depois de exercer durante dois anos e oito meses o Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial, um  dos muitos órgãos da Aeronáutica sediados em São José dos Campos, SP, com atividades nos campos da ciência e da tecnologia.  

A  Escola Superior de Guerra conta atualmente em seu Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia  com 85 alunos originários de diferentes pontos do País, os quais cumprem carga horária de tempo integral, de segunda a sexta-feira. A ocupação de suas vagas é feita por indicação de órgãos públicos e da iniciativa privada.    

Estratégia em livro

Durante o encontro, o General Márcio Tadeu Bettega Bergo ofereceu aos visitantes exemplar da segunda edição de seu livro O Pensamento Estratégico e  o Desenvolvimento Nacional Uma proposta de projeto para o Brasil,  que reproduz o trabalho por ele apresentado para obtenção do diploma do Curso de Altos Estudos em 2005. Editada pela Academia Brasileira de Direito e MP Editora e prefaciada pelo jurista Ives Gandra da Silva Martins,  a obra apóia-se em extensa bibliografia, na qual se incluem textos dos jornalistas Augusto Nunes e Mauro Santayana, articulistas do Jornal do Brasil.