Esforço premiado


12/11/2008


Este ano, o suplemento juvenil indicado pela Associação Mundial dos Jornais como o melhor na categoria foi o Kzuka, que circula encartado no Zero Hora, do Rio Grande do Sul, e nasceu por iniciativa do executivo do grupo RBS Fernando Tornaim, que propôs a criação de um jornalzinho voltado para estudantes.

A editora Priscila Galvão de Carvalho afirma que sempre confiou no bom nível da equipe do Kzuka, mas não esperava a indicação da AMJ:
— Apesar de acreditarmos muito no nosso trabalho, ganhar um prêmio desse gabarito foi uma surpresa enorme para jornalistas tão jovens. É impossível não usar a palavra euforia para descrever o momento em que dei a notícia ao pessoal da redação. Estamos empolgados com o desafio que é continuar fazendo um produto tão bom quanto o que foi premiado ou melhor.

Sobre o título curioso, ela diz:
Kzuka é uma junção de letras que não tem uma explicação muito lógica. Segundo Tornaim, a idéia era criar um nome que não restringisse a marca a nenhuma “tribo” específica.

Colorido e no formato tablóide, o suplemento estreou com oito páginas e, em menos de três meses, aumentou para 12. O Kzuka sai todas as sextas-feiras, encartado no Zero Hora, cuja tiragem é de cerca de 200 mil exemplares. Além de Priscila, a equipe — cuja idade média é de 25 anos — tem três repórteres, uma assistente de produção, três designers e um fotógrafo. A editora faz questão de citar que conta também com equipes locais em Caxias do Sul e Santa Maria, no Rio Grande do Sul; e em Florianópolis, Joinville e Blumenau, em Santa Catarina. Ou seja, na verdade, 23 profissionais cuidam de seis cadernos.

Crescimento

                                                      Equipe Kzuka

Segundo pesquisa da AMJ, o Kzuka é responsável pelo crescimento de 27% do público jovem do Zero Hora:
— Acho que um dos principais fatores de sucesso é, principalmente, o fato de falarmos de igual para igual com o jovem — explica Priscila. — Não existem barreiras, culturais, de linguagem, ou de estilo, entre quem escreve e quem lê. E também há toda uma preocupação estética em torno do conteúdo que chega ao nosso leitor.

Além de usar a internet e o celular para falar com seus leitores, o Kzuka interage diretamente, em escolas e locais que eles costumam freqüentar. A identificação surgida daí é fundamental, segundo a editora:
— Criamos o hábito nos nossos leitores a partir do momento em que eles se identificam o produtor e reconhecem um suplemento como seu, dentro de um jornal tradicional. Como foi dito pelo júri do Prêmio Mundial de Publicações Juvenis (World Young Readers Prize), é “uma forma inovadora de manter os jovens envolvidos e de fazê-los sentir como se o produto fosse deles”.

Priscila, no entanto, lembra que não basta ser inovador. Outros pontos devem ser levados em consideração no jornalismo dedicado ao público juvenil:
— É preciso não forçar a barra e saber como chegar onde se quer. Antes de tudo, é importante não “enfiar goela abaixo” assuntos chatos e que não atraiam a atenção do leitor jovem. Com linguagem e foco corretos, pode-se falar de qualquer assunto — mesmo os mais caretas — sem parecer repetitivo ou impositivo. Também devem ser bem cuidadas as imagens e a diagramação.

Online

Embora defenda a força do impresso, Priscila não nega a superioridade da mídia online em rapidez na informação, interatividade e entretenimento:
— O jovem de hoje já nasce a internet em sua rotina, enquanto as outras mídias têm de ser agregadas à sua vida. No caso do Kzuka, que trabalha muito bem em todas as mídias, temos a mesma filosofia para diferentes veículos. Mas no fundo, acho que cada meio funciona melhor com um perfil de adolescente, dependendo da cidade onde ele mora, do colégio em que estuda, de sua classe econômica e da educação que recebe, entre outros aspectos.

Por tudo isso, ela acredita na boa aceitação dos produtos da equipe Kzuka, “seja ele um seriado veiculado na internet, o programa de rádio que vai ao ar no sábado à tarde, o caderno que circula no Zero Hora ou o quadro apresentado semanalmente no jornal local da RBS TV”.