Equipe do Brasil de Fato visita ABI


26/03/2009


Em visita na tarde desta quinta-feira à sede da Associação Brasileira de Imprensa, o editor-chefe do jornal Brasil de Fato, Nilton Viana, apresentou à direção da Casa a proposta editorial do veículo para contemplar notícias sobre o estado do Rio. O jornalista foi recebido pelo Presidente da ABI, Maurício Azêdo.

Acompanhado do repórter Leandro Uchoas — correspondente do Brasil de Fato no Rio —, Nilton Viana falou das dificuldades que existem no País para o desenvolvimento de uma imprensa independente.

O editor propôs também uma parceria com a ABI, por meio da qual o jornal, inspirado na experiência da centenária entidade, possa consolidar o seu empenho pela liberdade de imprensa e de expressão:
— Viemos fazer uma visita à ABI e conhecer pessoalmente o Presidente Maurício Azêdo, para falar sobre o projeto do Brasil de Fato, que este ano completou seis anos de resistência. Falamos também do nosso pensamento sobre o Rio de Janeiro, a nível editorial.

Segundo Nilton Viana, construir uma imprensa independente e popular não é uma questão fácil, principalmente quando é preciso conciliar profissionalismo com militância:
— O nosso encontro tem como um dos principais objetivos avaliar o que poderia ser feito a partir da parceria do jornal com a ABI, através da qual pedimos apoio para o projeto político independente da classe trabalhadora. O papel histórico da ABI e a sua trajetória reforçam a nossa proposta.

Diálogo
 

 Bernardo Costa

Brasil de Fato foi lançado em 25 de janeiro de 2003. Segundo Nilton Viana, o jornal nasceu da necessidade de os movimentos sociais de contarem com um instrumento para dialogar com a sociedade de maneira geral:
— A idéia era criar um veículo capaz de dialogar com a sociedade e fazer o contraponto com os outros meios de comunicação. Um dos principais objetivos do jornal é elevar o nível de reflexão do povo brasileiro. Brasil de Fato nasceu essencialmente para cumprir esse papel.

Em 2007 — com tiragem mínima de 1 milhão de exemplares —, o jornal produziu 11 edições especiais monotemáticas, com assuntos como transgênicos, mulheres, transnacionais, biocombustíveis, entre outros.

Todo ano a equipe de Brasil de Fato promove um ato político cultural, para celebrar a data do aniversário do jornal. Em 2009, a celebração aconteceu durante o Fórum Mundial Social, em Belém, e contou com a presença de Aleida Guevara, filha de Che Guevara, que também esteve no Brasil para o lançamento do jornal.

Brasil de Fato é um jornal semanal, que circula com tiragem de 50 mil exemplares, às quintas-feiras, com vendas em bancas e assinantes em todo o País. Conta também com uma agência de notícias na internet. A sede fica no Bairro da Sé, em São Paulo.