Equipe de afiliada da Record é ameaçada por garimpeiro no MT


21/01/2014


A equipe de jornalismo da TV Nativa, afiliada da Rede Record em Alta Floresta, no Mato Grosso, foi intimidada enquanto produzia uma reportagem sobre a megaoperação em um garimpo da região do município de Paranaíta.

O repórter Luís Oliveira foi ameaçado pelo garimpeiro Jeferson Reinaldo de Paula que não queria ser filmado. “Você sabe quem eu sou? Quero que você coloque no ar, eu vou lá dentro da emissora quebrar a sua cara”, ameaçou.

O jornalista disse que a intimidação ocorreu no momento em que ele e o cinegrafista tentavam fazer imagens dos armamentos recolhidos e dos 12 presos, que ficaram incomodados com a gravação. Um deles tentou impedir a continuação do vídeo e ameaçou os profissionais.

“Você tem que colocar no ar e esperar para ver o que acontece. Não podemos nos acovardar porque é a nossa profissão”, disse Oliveira, que também é apresentador.

O boletim de ocorrência foi feito no mesmo dia, mas o repórter garante que não se sente seguro. “O pessoal do garimpo acredita ter lei própria. Ficamos na dúvida porque as pessoas costumam ser violentas. Fazemos jornalismo na coragem”.

Após a intervenção do escrivão de polícia, o delegado, também informado da ameaça, deu voz de prisão ao garimpeiro.

A operação ocorreu após um assalto no dia 31 de dezembro em uma lotérica no centro do município. As investigações indicaram que os envolvidos estavam se refugiando em uma área de garimpo localizada em uma fazenda.

Os assaltantes evadiram-se do local, mas na operação foram apreendidas seis armas longas, duas motosserras, 54 bananas de dinamites e fios de detonadores. Além disso, 12 envolvidos foram presos, sendo dois em flagrante. A ação ocorreu em trabalho conjunto entre as policias Civil e Militar de Paranaíta (MT) e Alta Floresta (MT).

Após todo o tumulto o delegado disse que a operação foi um sucesso.

*Com informações do site MT Agora, Portal Imprensa e Portal Comunique-se.