Entidades repudiam ataques à imprensa


14/01/2011


A ONG Repórteres Sem Fronteira (RSF) denunciou os ataques a dois veículos de comunicação registrados nos últimos dias no México. No domingo, dia 9, duas granadas foram lançadas contra a sede da rede Televisa, em Piedras Negras, no estado de Coahuila. Os artefatos, que não chegaram a explodir. 
 
Dois dias depois, várias granadas foram lançadas contra as instalações do jornal Norte, no sul de Monterrey, NuevoLeon. Ninguém ficou ferido.
 
No Paraguai, a Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) divulgou nota repudiando a violência contra a rede de TV Channel 9, em Assunção, um dia após a explosão de uma bomba de origem caseira na sede da emissora.
 
As autoridades paraguaias investigam ainda a origem de uma carta enviada à emissora contendo ameaças aos veículos de comunicação locais. De acordo com a agência EFE, a carta alerta que a imprensa é “um objetivo militar do Exército do Povo Paraguaio(EPP) e que será castigada por ser “cúmplice e protetora do atual Governo”.
 
O Presidente da SIP, Gonzalo Marroquín afirmou que “o ataque à emissora foi um ato profundamente repugnante e condenável, contra a liberdade de expressão dos cidadãos e da imprensa”.
 
No Brasil, a rádio Sim (93.7 FM), de Mantena (MG), foi atacada com explosivos na noite desta quinta-feira, 13. De acordo com a polícia local, os equipamentos foram destruídos, e, na mesma noite, a residência do proprietário da emissora foi alvejada por cinco tiros. 

*Com agências internacionais.