Entidades lançam campanha ‘Brasil pela Democracia’


29/06/2020


Mais de 60 entidades lançam, segunda-feira (29), a campanha “#BrasilpelaDemocracia #BrasilpelaVida”. Segundo os organizadores, a ação é “uma resposta à situação enfrentada pelo país, que exige a união de todos em defesa da democracia, ameaçada pelo ataque permanente e inconcebível às instituições, à imprensa, ao Estado Democrático de Direito e aos direitos dos cidadãos e cidadãs consagrados na Constituição Federal”. Entre as organizações que estão a frente da campanha, estão a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Sociedade Brasileira pelo Progresso da Ciência (SBPC), Comissão Arns, centrais sindicais, movimentos sociais, articulações pró-democracia e organizações não-governamentais.

A campanha também será em defesa da vida, “ameaçada pela descoordenação do governo federal no combate à pandemia do novo coronavírus, agravando a já crítica situação sanitária e econômica, implicando mais sofrimento a trabalhadoras e trabalhadores, às populações vulneráveis e inviabilizando a sobrevivência de empreendedores, em especial micro e pequenos empresários”, como afirma o manifesto de lançamento do movimento.

Para marcar o lançamento da campanha, na segunda-feira, ocorrerá uma grande mobilização nas redes sociais, com participação das entidades e personalidades, o lançamento do site, que terá espaço para novas adesões, e projeções em pontos icônicos de algumas capitais. A primeira atividade, logo após o lançamento, será a Virada da Democracia, nos dias 4 e 5 de julho – um evento coletivo com dezenas de atividades propostas pelas organizações envolvidas, entre palestras, ações culturais e manifestações virtuais.

A partir de segunda, a campanha estará no ar nos seguintes canais:

Encaminhamos abaixo, o cronograma de lançamento da campanha:

29/06 – 11h

– Compartilhaço e tuitaço de card de lançamento nas mídias sociais #BrasilPelaDemocracia #BrasilPelaVida

– Troca de capa de Facebook, Twitter e site de suas organizações e movimentos

– Mobilização de organizações regionais, lideranças e membros das organizações e movimentos dos quais vocês fazem parte

29/06 – 14h

– Postagem de vídeo com lideranças das organizações e movimentos desta rede (vídeos em produção, estarão disponíveis nesta pasta)

29/06 – 18h

– Postagem deste card em mídias sociais

Obs.: Em paralelo, estão sendo articuladas ações de assessoria de imprensa, influenciadores, intervenções e projeções nos espaços públicos. Sempre que houver uma ação de destaque enviaremos a vocês.

O documento abaixo sistematiza as informações mais importantes para o lançamento, como links das mídias, artes, materiais e sugestões de texto estão neste documento: https://drive.google.com/drive/u/2/folders/1cIKaVeDG7bfhGQMHc4iyN0XUzMqPeRsZ

Grupo de Trabalho no Whatsapp específico para Comunicação: Criamos ainda um grupo de trabalho no Whatsapp que reúne representantes da comunicação das várias entidades para coordenar a campanha. Caso você, da comunicação, queira entrar neste grupo, basta me mandar uma mensagem de Whatsapp pelo número (11) 99622-0608, se identificando, que te incluirei no grupo.