Em defesa do jornalismo cultural de qualidade


Por Igor Waltz*

22/01/2014


revista GENIUS

Ao longo das últimas décadas, o espaço do jornalismo cultural na grande imprensa brasileira minguou, reduzindo-se meros cadernos de programação de eventos culturais e TV. Importantes suplementos literários e culturais desapareceram, como o “Cadernos Ideias”, suprimido junto com a versão impressa do Jornal do Brasil, e o recém-extinto “Sabático”, de O Estado de S. Paulo. Com o intuito de manter vivo o debate intelectual sobre as artes e das letras no Brasil, o jornalista e escritor paraibano Flávio Sátiro Fernandes lançou em 2013 a revista Genius.

A Genius aborda em suas páginas temas diversos, como Literatura, Poesia, Filosofia, Artes Plásticas, Cinema, Arquitetura, Ciência Política e Folclore, com a colaboração de intelectuais e acadêmicos de todo o Brasil. Mas um marco da nova publicação é a valorização da cultura e dos artistas da Paraíba e do Nordeste do Brasil. A iniciativa, inclusive, recebeu homenagem da Câmara de Vereadores de João Pessoa.

“Constatamos a ausência de uma publicação voltada para uma discussão mais erudita da cultura, não apenas em nosso Estado, mas em todo o Brasil. Aqui há a revista da Academia Paraibana de Letras – APL, das universidades, mas elas ficam circunscritas a esses órgãos. Nosso propósito é trazer especialistas para tratar de temas culturais e fazer isso chegar ao grande público”, explica Fernandes, que também é membro da APL e do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano (IHGP).

Entre os destaques estão a seção de biografia de autores e intelectuais da região e a de resgate de documentos históricos do Estado da Paraíba, como o discurso do Reitor José Américo de Almeida durante a instalação da Universidade da Paraíba, em 1955.

Com tiragem de mil exemplares, a Genius é distribuída em bancas de revistas e livrarias da Paraíba, com periodicidade trimestral. A edição de n.º 4, adianta Fernandes, vai trazer como tema de capa a liberdade de imprensa.