Em defesa da criação de um Memorial no antigo Doi-Codi São Paulo


11/11/2021


Participe da campanha!
Acesse:
https://secure.avaaz.org/community_petitions/po/joao_doria_governador_do_estado_de_sao_paulo_em_defesa_da_criacao_de_um_memorial_no_antigo_doi_codi_sao_paulo/?cNZlCsb&utm_source=sharetools&utm_medium=copy&utm_campaign=petition-1302781-em_defesa_da_criacao_de_um_memorial_no_antigo_doi_codi_sao_paulo&utm_term=cNZlCsb%2Bpo

A Constituição de 1988 é fruto da conquista de milhares de pessoas que pactuaram coletivamente que o caminho para o desenvolvimento social, cultural e econômico do Brasil é por meio da Democracia.

E nunca, desde 1988, a Democracia brasileira esteve sob tamanho ataque e risco. Neste momento tão grave de nossa História foi construída a possibilidade de, por meio da Justiça, conquistar um passo para o fortalecimento do regime democrático: a criação de um Memorial no prédio do antigoDOI-CODI , em São Paulo.

O local onde funcionou o DOI-CODI em São Paulo entre 1969 e 1983 foi reconhecido pelo CONDEPHAAT  como Patrimônio Cultural do Estado de São Paulo no ano de 2014, fortalecendo a luta por Memória, Verdade e Justiça.

Diversos grupos da sociedade civil, juntamente com professores universitários, advogados, servidores públicos e pesquisadores têm trabalhado intensamente para que este local se torne um espaço de referência na pesquisa, defesa e valorização dos valores democráticos e dos direitos humanos.

O Ministério Público de São Paulo ajuizou uma Ação Civil Pública requerendo que o Governo do Estado de São Paulo transforme parte dos edifícios, hoje vazios, em um Memorial.

Nós, abaixo assinados, nos manifestamos pública e favoravelmente à criação de um Memorial no espaço do antigo DOI-CODI em São Paulo, com a certeza de que as memórias e o conhecimento crítico da História são fundamentais para a existência e fortalecimento da Democracia hoje e sempre.